Saúde

Benefícios da amamentação para a saúde da mãe

A amamentação traz diversos benefícios tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê, reduz o risco de câncer de mama, diminui a ansiedade e aproxima mãe e filho.

02 Ago 2022 - 21h59 | Atualizado em 02 Ago 2022 - 21h59
Benefícios da amamentação para a saúde da mãe Lorena Bueri

Você provavelmente já ouviu falar bastante sobre os benefícios da amamentação para os bebês nos primeiros anos que refletirão em toda a sua vida, como redução das chances de desenvolver diabetes, hipertensão, colesterol alto, e várias outras doenças, mas você sabia que a mãe também tem diversos benefícios na sua saúde com a amamentação correta.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – durante o período do aleitamento, as taxas de hormônios ligados ao desenvolvimento de câncer de mama nas mulheres são reduzidos e o estrogênio – importante hormônio no corpo da mulher – também é estimulado, os processos de renovação de células são estimulados o que ajuda e dificultar o surgimento desse tipo de câncer em mulheres que amamentam.

Além dos benefícios na prevenção do câncer de mama, ele também é importante para acelerar a perda do peso acumulado durante a gravidez, evita o desenvolvimento de osteoporose e doenças cardiovasculares, infarto e reduz o sangramento pós-parto.


Amamentação é importante tanto para bebê como para mãe (Foto: Reprodução/Revista Seleções)


Apesar dos inúmeros benefícios físicos que o aleitamento traz, ele também ajuda a fortalecer e estreitar o vínculo entre mãe e filho, pois é um momento de conexão e intimidade onde a conexão materna atinge um pico, a proximidade, o contato, tudo na amamentação contribui para o carinho entre mãe e filho.

O aleitamento também contribui para reduzir a ansiedade da mãe, é uma atividade relaxante e é cientificamente comprovado que ele reduz o risco de depressão, além de acalmar o bebê e reduzir a rotina desgastantes que, muitas vezes, uma mãe tem.

O mês de agosto foi definido como o “Agosto Dourado” por uma lei federal, em homenagem ao Dia Mundial da Amamentação, que é comemorado no dia 1º de agosto definida pela OMS – Organização Mundial da Saúde – em 1948, o mês tem por objetivo estimular a amamentação correta como forma de beneficiar a saúde tanto da mãe como do bebê.

 

Foto Destaque: Mãe amamentando seu filho. Reprodução/São Cristóvão Saúde.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo