Mundo Animal

Beluga encalhada no Rio Sena corre risco de vida

A baleia foi vista pela primeira vez no Sena no dia 2 de agosto, desde então o animal corre risco de vida, visto que não vem se alimentando corretamente e está ficando enfraquecido.

08 Ago 2022 - 21h56 | Atualizado em 08 Ago 2022 - 21h56
Beluga encalhada no Rio Sena corre risco de vida Lorena Bueri

No dia 2 de agosto, uma baleia branca, beluga, foi vista no Rio Sena, na França.  Porém, desde a última sexta-feira (5), a baleia está entre duas eclusas, cerca de 70 quilômetros ao norte da capital da França. O problema é que a água quente do rio está afetando negativamente a saúde do animal. 

A baleia está desnutrida e não está progredindo, apesar disso, ela segue com vida, disse o ambientalista da Sea Shepherd nesta segunda-feira (8). Cada minuto que passa as esperanças vão diminuindo. “Ela está alerta, mas não com fome. Não houve nenhum agravamento de sua condição.”  - completou a presidente da Sea Shepherd, Lamya Essemlali.


Beluga no Rio Sena

Beluga encalhada no Rio Sena. Foto Reprodução: G1.


As autoridades disseram que uma solução para esta situação seria abrir as eclusas, com a esperança de que a beluga nade na direção do Canal da Mancha. Porém, com a abertura das eclusas haveria o risco do animal se locomover rio acima, na direção de Paris, e isso seria ainda mais desastroso.

Durante os últimos dias, já tentaram diversas vezes alimentar a baleia , porém todas falharam. No sábado (6), para tentar abrir o apetite do animal, vitaminas e produtos para estimular seu apetite foram administrados, porém também não tiveram sucesso, disse um comunicado da polícia do departamento de Eure, localizado na Normandia, que está responsável por supervisionar a missão de resgate.

Belugas são comumente encontradas em ambientes de água fria, como no Ártico, um animal na fase adulta pode chegar a até 4 metros de comprimento. O Observatório Pelagis da França, que é especializado nos mamíferos de vida marinha, a população de beluga mais próxima da França fica no largo do arquipélago de Svalbard, ao norte da Noruega, cerca de 3000 quilômetros do Rio Sena.

No início do mês de junho, uma orca também foi vista no Sena, entre as cidades de Rouen e Le Havre. O mamífero foi encontrado morto e através de uma autópsia foi dada morte por inanição.

Foto destaque: Baleia encalhada no Rio Sena. Reprodução: Uol.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo