Money

Banco suiço compra banco concorrente por mais de 3 bilhões em meio a crise

Após crise enfrentada pelo banco Credit Suisse, o banco UBS Group AG resolveu entrar em negociações para comprar seu concorrente e assim tentar manter estabilidade dele

20 Mar 2023 - 09h48 | Atualizado em 20 Mar 2023 - 09h48
Banco suiço compra banco concorrente por mais de 3 bilhões em meio a crise Lorena Bueri

O banco UBS Group AG conhecido por ser o maior da Suiça, fez um acordo para comprar o banco Credit Suisse neste domingo (19) com o apoio do Banco Nacional da Suiça, por U$ 3,2 bilhões. O acordo foi feito em meio a situação das autoridades e dos executivos de bancos suíços se apressarem para suprimir a crise, causada parcialmente por problema de dois bancos americanos na última semana.

A negociação para a compra do banco aconteceu da seguinte forma, o UBS Group AG fechou o acordo de pagar o valor de U$ 3,2 bilhões com base em um acordo entre ações, assim os investidores do banco concorrente Credit Suisse receberam uma ação do UBS Group AG, para cada 22,48 ações deste banco suspensas. Com isto o valor de compra ficou acima da oferta de início de U$ 1 bilhão que o Credit Suisse havia recebido supostamente.

O banco negociado para ser comprado irá ter o valor de mais de US$ 5 trilhões em ativos totais que foram investidos e o banco comprador tem expectativa de deixar garantido US$ 8 bilhões em cortes dos custos pelos próximos quatro anos, segundo o UBS Group AG declarou ontem (19).


Banco Credit Suisse planeja ser comprado por U$ 3,2 bilhões (Reprodução/Invest News)


Sobre o apoio dado neste acordo pelo Banco Nacional da Suiça, pode-se dizer que sua participação foi de oferecer o valor de até U$ 108 bilhões nos empréstimos de assistência à liquidez aos bancos Credit Suisse e UBS Group AG.

Outro detalhe muito importante desta negociação foi a ajuda que o governo suíço deu, ele ajudou a intermediar a compra porque procurava finalizar a fusão dos bancos antes dos mercados asiáticos abrirem, pois a abertura ocorrerá hoje. O governo também pretende agilizar o acordo da compra, não esperando seis semanas que são o tempo normalmente exigido antes de fusões, segundo o jornal americano “New York Times”. As autoridades suíças não exigirão que o UBS Group AG tenha aprovação dos acionistas.

Segundo o Banco Nacional da Suíça, com o Credit Suisse sendo comprado pelo UBS Group AG se acha uma saída que busca garantir a estabilidade financeira e fazer proteção na economia suíça diante da situação atual. O comunicado do banco faz referência a crise enfrentada pelo Credit Suisse nos últimos meses, por conta de interrupções de negociações e colapso de outros bancos.

Foto destaque: Maior banco suiço UBS está negociando para comprar seu banco concorrente. Reprodução/Finews.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo