Notícias

Banco Central britânico adota maior alta dos juros desde 1995 e alerta para recessão

O banco central britânico já elevou os juros seis vezes desde dezembro de 2021, mas o movimento desta quinta-feira (04) foi o maior em 27 anos e gerou expectativa de recessão. Saiba mais!

04 Ago 2022 - 14h30 | Atualizado em 04 Ago 2022 - 14h30
Banco Central britânico adota maior alta dos juros desde 1995 e alerta para recessão Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (4), o banco central britânico admitiu o maior aumento da taxa de juros em 27 anos, e aproveitou para alertar que uma longa recessão está a caminho, conforme corre para enfraquecer a inflação que está projetada para mais de 13%. 

Por conta da invasão russa na Ucrânia os preços de energia aumentaram, portanto, em decorrência desta alta nos valores, o Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra iniciou uma votação e ficou decidido por 8 votos a 1 que a taxa de juros terá um aumento de 0,5 ponto porcentual. 

Após a decisão, o banco central britânico adotou seu nível mais alto da taxa de juros desde o final de 2008. De acordo com uma pesquisa feita pela Reuters, a alta de 0,5 ponto já era esperada pelos economistas. Silvana Tenreyro foi o único membro do comitê que votou a favor de um aumento menor, ou seja, de 0,25 ponto. 


"A política monetária não está num caminho estabelecido previamente", disse o Banco da Inglaterra. (Foto: Oli Scarff / Equipa)


Expectativa de recessão 

Segundo o pronunciamento do banco, o Reino Unido passará por uma recessão e registrará uma queda de até 2,1% na produção. Apesar de ser um número significante, será um tombo menor do que o impacto da Covid-19 e da crise financeira global entre os anos 2008 e 2009. 

Ainda de acordo com o pronunciamento, a economia começará a encolher no último trimestre de 2022 e se contrairá durante todo o ano de 2023, o que configuraria a recessão mais longa desde a crise financeira global.

Abrindo caminhos para a contração econômica, a inflação dos preços ao consumidor agora deve atingir o maior nível desde 1980, com um pico de 13,3% em outubro, devido principalmente ao aumento nos preços de energia após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Isso significa que as famílias britânicas devem enfrentar dois anos consecutivos de declínio em sua renda disponível, o maior aperto desde 1964, ano em que esses registros começaram.

 

Foto destaque: Banco Central britânico adota maior alta dos juros desde 1995 e alerta para recessão. Reprodução/Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo