Notícias

Banco Central: Calendário de consulta à valores esquecidos está liberado, confira

Em nota o Banco Central informa que os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março. A devolução será feita preferencialmente por PIX

14 Fev 2022 - 13h41 | Atualizado em 14 Fev 2022 - 13h41
Banco Central: Calendário de consulta à valores esquecidos está liberado, confira  Lorena Bueri

O site de consultas à valores esquecidos foi retomado nesta segunda-feira (14), após a primeira versão ser derrubada devido ao grande volume de acessos.

A consulta ao dinheiro "esquecido" pelos brasileiros nos bancos está liberada novamente, depois da interrupção do serviço no mês de janeiro, quando o volume de acessos derrubou o site do Banco Central.

O serviço foi restabelecido em uma página específica. O cliente pode consultar apenas se há ou não recursos disponíveis durante o primeiro acesso, por ora, basta informar o CPF ou CNPJ (veja abaixo como fazer consulta).

Como consultar


 


  • Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/
  • Pessoas físicas precisarão do CPF e no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque é preciso utilizar o CNPJ
  • A página informará a data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data
  • Na data informada, retorne à página e use seu login gov.br para acessar o sistema
  • Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência


Ao realizar a primeira consulta, o cliente do banco receberá uma data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. Os períodos de saque serão agendados de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.


Calendário do Banco Central - Valores a receber

E se eu perder a data para pedir o resgate?

Em nota, o banco central informa que a consulta inicial poderá ser feita a qualquer momento. Caso o cliente perca o período de acesso na data informada, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário.

A repescagem irá funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h, quem perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. "Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera", declara o Banco Central.

Quando o dinheiro será pago?

 Banco Central informa: os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março.

Como será o pagamento?

A devolução será preferencialmente por PIX. De acordo com o passo à passo, após realizar o acesso no sistema, se o cliente solicitar o resgate sem a chave PIX, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.

Cuidado com golpes


Alerta: Fiquem atentos aos golpes (Foto: Reprodução Rádio Club Fm)


Alerta do Banco Central referente as tentativas de golpe, seguem as instruções:  

  • Site oficial para consultar ao SVR (sistema de valores a receber)  bcb.gov.br.
  • O BC não entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais. O BC também não faz envio de links.
  • Nenhuma instituição está autorizada a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
  • O cidadão não deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
  • O cidadão nunca deverá realizar qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

    Caso algum cidadão receba algumas das referências citadas, tenha cuidado, pois pode ser golpe.

    Foto Destaque: Site oficial SVR/ Reprodução: Canal Tech

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo