Bem Estar

Banana verde pode ajudar na prevenção de câncer gastrointestinal segundo estudo

Estudo liderado por especialistas aponta que doses diárias de composto presente na fruta reduz chances de cânceres gastrointestinais em pessoas com disposições para adquirir à doença.

24 Set 2022 - 13h00 | Atualizado em 24 Set 2022 - 13h00
Banana verde pode ajudar na prevenção de câncer gastrointestinal segundo estudo Lorena Bueri

Um estudo liderado pelos especialistas das universidades de Newcastle e Leeds, publicado pela revista científica American Association for Cancer Research, apontou que comer banana verde auxilia na prevenção do câncer em pessoas com predisposição para a doença. Segundo os pesquisadores, uma dose diária de 30 gramas do amido resistente –composto presente na biomassa da banana verde- reduziu em quase 60% a incidência de cânceres. “Isso é importante porque os cânceres do trato gastrointestinal superior são difíceis de diagnosticar e muitas vezes não são detectados precocemente”, explicou Jonh Matters professor de Nutrição Humana da Universidade de Newcastle que foi um dos responsáveis pela pesquisa.


Líderes do estudo  Professores Tim Bishop, Sir John Burn e John Mathers. (Foto: Reprodução/Newcastle Univesity)


 A equipe de cientistas conduziu o estudo planejado por 10 anos e acompanhou cerca de mil pessoas, com síndrome de Lynch uma condição genética que aumenta a predisposição em apresentar câncer no intestino grosso -cólon e reto- além de outros locais do organismo como intestino delgado, estômago, ovários, vias urinárias e mamas. De forma randômica, durante quatro anos, 460 participantes foram orientados, a ingerir dose de 30 gramas do amido resistente e as restantes, doses de placebo. Os cientistas observaram que o suplemento foi efetivo no combate ao câncer de pâncreas e duodeno, esôfago e trato biliar. “O amido resistente é um tipo de carboidrato que não é digerido no intestino delgado, em vez disso, fermenta no intestino grosso, alimentando bactérias intestinais benéficas”, explicou o John Matters. Além disso, ele age como fibra dietética no sistema digestivo. No entanto, o professor Tim Bishop da Universidade de Leeds que também conduziu o estudo explica que é necessário mais tempo. “Os resultados são empolgantes, mas a magnitude do efeito protetor no trato GI (gastrointestinal) superior foi inesperada, portanto, mais pesquisas são necessárias para replicar esses achados”. O amido resistente pode ser tomado como suplemento em pó e é encontrado em ervilhas, feijões, aveia e outros alimentos ricos em amido.

Outros benefícios da banana verde para a saúde

Segundo especialistas a banana verde traz diversos benefícios para a saúde, os principais são:

Evita diabetes: O amido e as fibras presente na fruta, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o consumo regular após as refeições evitam que esses níveis se elevem muito sendo um parceiro para quem já possui a doença.

Diminuição do colestol LDL: Ela ajuda na absorção de gordura dos alimentos, diminuindo os níveis do colesterol LDL (o ruim) e aumentando os níveis do colesterol HDL (o bom), no sangue.

Melhora no funcionamento do intestino: Tanto cozida quanto crua, ela possui benefícios. Crua ajuda a melhorar o funcionamento do intestino porque o amido presente atua como fibras, que aceleram o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre e facilitando assim a eliminação das fezes. Já cozida, ajuda a fortalecer as bactérias benéficas do intestino, equilibrando a flora intestinal, ajudando na prevenção e tratamento da diarreia.

Foto destaque: Cacho de banana verde. Reprodução/Freepik

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo