Saúde

Banana: conheça 5 benefícios que a fruta traz

Conheça os benefícios da banana, fruta tropical e rica em nutrientes, vitaminas e carboidratos que colabora para saúde, garantindo uma maior energia, saciedade e bem-estar para o corpo humano.

11 Fev 2022 - 11h05 | Atualizado em 11 Fev 2022 - 11h05
Banana: conheça 5 benefícios que a fruta traz Lorena Bueri

A banana é uma fruta tropical e bastante versátil em seu preparo, tanto que é a mais produzida no mundo e a segunda mais consumida, logo após a maçã. Inclusive, o Brasil é o quarto país que mais produz banana, isso, consequentemente, é refletido na facilidade em que se pode encontrar a fruta a preços bem acessíveis.

Ademais, abordando sobre a alimentação, a fruta é rica em nutrientes e traz muitos benefícios para a saúde. O alimento que tem carboidrato e potássio em abundância, oferece energia ao organismo humano e auxilia no funcionamento muscular, evitando as cãibras, por exemplo. Além disso, a banana também ajuda na produção de serotonina, hormônio responsável na regularização do humor e do sono. 


Bananas em ecobag. (Foto: Reprodução/ Shevts production/ Pexels)


Confira a seguir 8 benefícios obtidos com o consumo regular da fruta que foram listados por nutricionista em entrevista a Revista Globo Rural:

1- Banana evita cãibras
Devido ao potássio e magnésio, minerais importantes para a saúde e desenvolvimento muscular, a banana auxilia para o bom funcionamento das articulações, evitando cãibras. Além disso, ajuda no metabolismo de todo o organismo.

2- Traz benefício para o intestino?
Segundo a nutricionista comportamental Laísa Ramos, o auxílio de prender ou soltar o intestino, depende do tipo de banana consumida. Para quem tem o intestino preso, a banana prata não é recomendada, dado que ela pode ocasionar um efeito constipante. Para melhorar a prisão de ventre, é indicado o consumo de banana d'água.

3- Libera a serotonina
A fruta tem triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina. Com ela incluída na alimentação, pode resultar em melhoras de questões emocionais e intelectuais, o que pode trazer um bom humor, regular o sono e a temperatura corporal.

4- Produção de massa magra
Dependendo da quantidade consumida, o índice glicêmico pode aumentar e esse fator pode auxiliar na produção de massa magra e funcionar como pré-treino. “É interessante comer com uma fibra como aveia ou chia, para que sua quantidade de carboidratos não interfira no plano alimentar”, recomenda a nutricionista.

Em relação ao nível calórico, a profissional explica que a fruta não prejudica. “Muita gente coloca um peso sobre esse alimento, mas não existe nenhum alimento que engorde ou emagreça isoladamente. Tudo vai depender da quantidade de consumo, contexto e até horários. É uma fruta que tem propriedades muito positivas para o organismo. Só é preciso ter cuidado para não exagerar”, afirma.

5- Quantas bananas posso comer por dia?
Segundo Laísa Ramos um adulto, com altura mediana, pode comer em média de 3 a 4 bananas por dia, “mas ainda assim vai depender da forma de consumo”, alerta.

 

Foto Destaque: Bananas. Reprodução/ Shvets production/ Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo