Notícias

Balões brancos são soltos em homenagem às vítimas da boate Kiss

O caso ocorreu em Santa Maria. O incêndio na casa noturna matou 242 pessoas, familiares das vítimas vão prestar homenagens e protestar contra a impunidade.

28 Jan 2023 - 15h00 | Atualizado em 28 Jan 2023 - 15h00
Balões brancos são soltos em homenagem às vítimas da boate Kiss Lorena Bueri

No início da tarde desta sexta-feira (27), o dia que completa dez anos da tragédia que ocorreu na boate Kiss, 242 balões foram soltos no céu de Santa Maria. A homenagem seria em frente ao prédio onde funcionava a casa noturna, porém, o local foi transferido para a praça Saldanha Marinho que fica no centro da cidade. O número de balões representa cada uma das vítimas da tragédia da boate Kiss.

O evento aconteceu logo após às 14h45min. Ao lado do palco montado para os debates previstos para a tarde, várias pessoas ajudaram a encher os balões. Flávio Silva, foi o responsável, ele usou o cilindro para encher cada um dos 242 balões, que foram amarrados a um fio com 10 metros de comprimento e fixados entre duas árvores na praça. Flávio, é ex-presidente da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria (ASVTSM) e também pai da Andrielle, que fora comemorar 22 anos na casa noturna no dia do incêndio.

"Missão cumprida e todos os balões brancos foram inflados e soltos. Mas também soltamos balões maiores e da cor preta. Nosso sentimento ainda é de repugnação pela impunidade", enfatiza Flávio.


Número de balões representa cada uma das vítimas do incêndio de 2013 (Foto: Reprodução/Jefferson Botega/Agencia RBS)


Gabriel Rovadoschi Barros, que é o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), disse: "A gente vai estar soltando também a nossa mensagem cada vez mais acima, cada vez mais sendo vista por mais pessoas".

Os balões foram separados e dados às pessoas que estavam na praça, antes de serem soltos, uma frase foi ouvida pelo alto-falante do evento: "Que os balões tomem conta do céu de Santa Maria, essa é nossa homenagem a todos os jovens vítimas". 

Fátima Carvalho, recebeu um abraço após soltar o balão que representa o filho Rafael. "A gente precisa do abraço porque é muito difícil, simboliza eles irem pro céu de novo", diz.

Também foram soltos ao longo da tarde alguns balões grandes na cor preta com a inscrição: "10 anos de impunidade". Ocorria ainda o desenho da fachada da Kiss e um martelo usado por juízes em audiências.

“Cada balão preto representa um ano de impunidade. Que a gente não tenha mais balões pretos no futuro. E que a gente possa seguir somente com os balões brancos, que estão sendo soltos, inclusive, pelas pessoas que representam o nosso futuro”, disse o presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Gabriel Barros.

Foto Destaque: Balões brancos soltos no céu de Santa Maria. Reprodução/RBS TV

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo