O rapper americano Kanye West vem estampando os tabloides durantes as últimas semanas com ações e discursos cada vez mais problemáticos, como declarações antissemitas, questionamentos a respeito da real causa da morte de George Floyd e apoio ao "White Lives Matter", uma apropriação do movimento "Black Lives Matter" que ganhou destaque no mundo todo no ano de 2020.
Kanye, ou Ye como é chamado agora, abriu o último desfile de verão 2023 da Balenciaga e é conhecido por ser um grande fã da marca, assim como amigo próximo do diretor criativo, Demma. Em nota oficial, a Kering – conglomerado por trás das lojas da Balenciaga e de inúmeras outras grifes em Paris – declarou que "A Balenciaga não tem mais nenhum relacionamento ou planos para futuros projetos relacionados ao artista."
O rapper, que teve seu perfil no Twitter e no Instagram restringidas após compartilhar posts considerados antissemitas, aonde mostra conversas suas com o rapper Diddy, que o criticou após uso da frase "White Lives Matter" presente na estampa de sua camisa durante a Semana de Moda de Paris.
Kanye West em sua aparição no desfile da Balenciaga. (Reprodução/Edward Berthelot /GC Images)
"Vou usar você como exemplo para mostrar aos judeus que disseram para você me ligar que ninguém pode me ameaçar ou influenciar" escreveu Kanye West. Com a restrição de sua conta no Instagram após o post, o rapper foi para o Twitter escreveu que continuaria a atacar os judeus em um tweet já excluído. Kanye é conhecido por não deixar barato nenhum tipo de ofensa e prosseguiu para comprar o Parler, rede social de direita usada por conservadores nos Estados Unidos.
A Balenciaga não é a primeira marca afetada por Ye. No mês passado, o rapper protagonizou um escândalo após usar seu Instagram para acusar a Adidas, marca com a qual mantinha uma parceria desde 2014, de ter plagiado modelos de sua própria grife, Yeezy. Além disso, a família de George Floyd, homem negro morte após violência policial nos Estados Unidos, está processando Kanye em $1,3 bilhão após cantor dizer que a morte de Floyd foi na verdade causada pelo uso de Fetanil.
Foto destaque: Kanye West (Reprodução Larry Busacca/Getty)