Notícias

Baleia Beluga que seria espiã russa é vista na Suécia

Em 2019 a baleia foi vista usando uma espécie de coleira com a inscrição 'St. Petersburg' e um suporte para uma câmera, o que acabou sendo associado com a marinha russa.

01 Jun 2023 - 16h30 | Atualizado em 01 Jun 2023 - 16h30
Baleia Beluga que seria espiã russa é vista na Suécia Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (29) uma organização criada para rastrear baleia anunciou que uma baleia beluga, que é conhecida internacionalmente como uma suposta "espiã russa" entrou em águas suecas.

Foi em 2019 em que a beluga foi avistada pela primeira vez próxima do território norueguês e estava utilizando uma espécie de coleira que continha a inscrição 'St. Petersburg', e usava também suportes para uma câmera, o que indica uma relação com Moscou. A baleia é apelidada de Hvaldimir, uma mistura de baleia em norueguês, hval, com o nome do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A organização OneWhale disse em um comunicado que depois de quatro anos nadando para o sul na costa da Noruega, Hvaldimir, conhecida mundialmente como a baleia beluga 'espiã russa ', está agora em águas suecas.

A última vez que foi visto, Hvaldimir estava na capital da Noruega, Oslo, ocasionando preocupações com a segunda baleia, devido ao intenso tráfego de barcos na área.

Na semana passada, as autoridades da Noruega acabaram divulgando um comunicado solicitando que a população evite qualquer aproximação com o animal, por mais que ele seja amigável e esteja buscando interação com os barcos.


Baleia Beluga que seria espiã russa é vista na Suécia (Foto:Reprodução/Jorge Ree Wiig/Norwegian Directorate of Fisheries/via REUTERS)


O biólogo marinho Sebastian Strand, da organização OneWhale, disse em entrevista ao The Guardian que a beluga estaria se movimentando pelas águas entre os dois países à procura de companhia, porque essa espécie geralmente costuma viver em grupo. Ele também explica que a população mais próxima de belugas na região fica em um arquipélago que fica entre a costa norte da Noruega e o Polo Norte.

O presidente da OneWhale, Rich German, informou que a situação de Hvaldimir continua extremamente vulnerável, já que a Suécia é um país altamente populoso, porém está muito grato às autoridades suecas por terem rapidamente tomado medidas para cuidar da baleia.

Até o momento, Moscou não emitiu nenhuma reação oficial à especulação da Noruega de que a baleia tenha sido treinada para espionar.

Foto Destaque: Baleia Beluga é vista na Suécia (Foto:Reprodução/ NORSK RIKSRINGKASTING AS)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo