Tech

Axel Springer cortará empregos e alerta que jornalistas podem ser substituídos por IA

A maior editora da Alemanha investirá prioritariamente em projetos digitais, principalmente na qualidade jornalística e em tecnologias para a produção contemporânea.

02 Mar 2023 - 18h50 | Atualizado em 02 Mar 2023 - 18h50
Axel Springer cortará empregos e alerta que jornalistas podem ser substituídos por IA Lorena Bueri

A Editora Alemã, grupo de mídia Axel Springer, alertou nessa terça-feira (28) por meio de uma carta interna a sua equipe que cortará um número não revelado de empregos no Die Welt e no Bild, jornais mais conhecidos da Alemanha. Ambos os jonais têm presença online há anos e agora estão tentando se expandir completamente para o digital.

“Haverá reduções significativas de empregos nas áreas de produção, layout, revisão e administração”, disse o CEO da Springer, Mathias Döpfner. Ele também disse que o grupo irá aumentar e cortar empregos ao mesmo tempo e que haverá um programa de demissão vonluntária para evitar demissões compulsórias. O objetivo é melhora os resultados em cerca de € 100 milhões nos próximos três anos através de aumentos de receitas e redução de custos.

A Axel Springer pretende se tornar ‘somente digital’.Os investimentos serão feitos prioritariamente em projetos digitais, principalmente na qualidade jornalística e em tecnologias para a produção contemporânea.Segundo o CEO, devido à crescente importância da automação e inteligência artificial na era digital, o jornalismo será ainda mais crucial do que antes. É por isso que algumas mudanças já foram implementadas como a construção de ofertas digitais para complementar as ofertas impressas dos jornais e foram estabelecidas ofertas de assinatura digital. Apesar disso, ele afirmou que a conversão completa ao digital ainda levaria alguns anos.


Proprietário dos jornais alemães Bild e Die Welt disse que os jornalistas poderão ser substituídos por IA.(Foto:Reprodução/Pexels.)


E os jornalistas?

Em sua carta, Döpfner também alertou que os jornalistas correm o risco de se tornaram obsoletos pela inteligência artificial. Ele prevê que os computadores usando IA logo seriam melhores na “agregação de informações” do que jornalistas humanos.

“A inteligência artificial tem o potencial de tornar o jornalismo independente melhor do que nunca ou simplesmente substituí-lo” disse ele. Para Döpfner, os meios de comunicação devem se concentrar em gerar notícias exclusivas ou comentários e recursos originais se quiserem sobreviver.

Ferramentas com inteligência artificial, como o ChatGPT, prometem uma revolução nas informações.Contudo, advinhar os verdadeiros motivos por trás dos eventos continuaria sendo um trabalho para os jornalistas, disse Döpfner. Por isso, prometeu que nenhum corte seria feito no núcleo jornalístico.

Por fim, garantir o sucesso jornalístico e econômico no futuro digital é a aspiração da Axel Springer, concluí o chefe da empresa.

Foto Destaque: Die Welt, um dos jornais mais conhecidos da Alemanha. Reprodução/Pixabay.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo