Notícias

Avião arremete para evitar colisão com outra aeronave no Aeroporto de Congonhas

Incidente foi registrado por volta das 9h54 desta segunda-feira, avião da companhia Gol estava pousando na pista quando precisou arremeter para evitar colisão com aeronave da Latam que estava pronta para decolar.

18 Jul 2022 - 19h39 | Atualizado em 18 Jul 2022 - 19h39
Avião arremete para evitar colisão com outra aeronave no Aeroporto de Congonhas Lorena Bueri

Na manhã desta segunda-feira (18), uma aeronave da Gol, que estava pousando no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, precisou arremeter para não colidir com uma outra aeronave da Latam, que estava pronta para decolar, imagens da aproximação dos dois aviões, foram registradas por volta das 9h54 pelo sistema privado de navegação aeronáutica. 

Os voos envolvidos foram o Latam LA3610, que tinha como destino São José do Rio Preto- SP e o Gol G31209 que vinha de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o controle de tráfego aéreo, a cargo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) - órgão ligado à Aeronáutica, é o controlador que autoriza ou não as decolagens, pousos e que monitora os voos em torno do Aeroporto de Congonhas. O avião da Latam recebeu autorização para decolar quando estava na cabeceira 17R, logo após, um dos pilotos da Gol foi ouvido avisando ao controlador de tráfego aéreo que sua aeronave estava a segundos de realizar o pouso na pista - informações do site Aeroin.  


Arremetida é uma manobra comum e segura. Arte Reprodução: AirWay.

 


As duas companhias aéreas emitiram notas sobre o incidente, a Latam disse no comunicado que "não registrou nenhuma irregularidade na sua operação no voo LA3610 (São Paulo-Congonhas / São José do Rio Preto) e em nenhum outro voo nesta segunda-feira (18)." Já a Gol confirmou que "efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrisagem em São Paulo devido à presença de aeronave de uma companhia congênere na pista. Todo o procedimento seguiu os mais rígidos protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia. Depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 10h05, hora local. A Companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto.” - Informou a companhia. 

A arremetida é uma manobra comum e considerada segura na aviação, é quando o avião cancela o pouso e sobe novamente para uma aterrissagem em melhores condições, dentre alguns dos motivos que podem levar uma aeronave arremeter estão, presença de objetos estranhos na pista, instabilidade na aeronave (balanços ou desalinhamento com a pista), falha no sistema do avião e outra aeronave cruzando ou presente no local do pouso, como foi o caso em Congonhas.

 

Foto Destaque: Avião da Gol arremete para evitar colisão com avião da Latam em Congonhas. Reprodução: Trade Map.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo