Tech

Avanço na IA poderá ajudar a reduzir mortes de crianças

O filantropo Bill Gates prevê que a inteligência artificial ira avançar na saúde reduzindo a taxa de mortalidade, agilizando o trabalho dos profissionais e proporcionando recursos

22 Mar 2023 - 09h45 | Atualizado em 22 Mar 2023 - 09h45
Avanço na IA poderá ajudar a reduzir mortes de crianças  Lorena Bueri

Bill Gates postou em seu blog sobre os avanços da inteligência artificial no setor da saúde e da educação ontem (21), ressaltando que ela pode auxiliar a deixar ainda melhor o acesso a estes dois setores de forma global por proporcionar responsabilidades e oportunidades, porém também deixa claro que é necessário resolver algumas deficiências e chamou a IA de “o avanço mais importante”.

O filantropo e bilionário fez várias observações em sua publicação e uma delas foi, as formas que os avanços na inteligência artificial poderão ajudar na redução de mortes evitáveis de modo global entre crianças pequenas, argumentando que 5 milhões de crianças abaixo dos cinco anos morrem anualmente e em países pobres acontece com mais frequência. E nestes países a IA poderia auxiliar os pacientes a escolherem se procura de tratamento e dispositivos ligados a IA são necessários. Os profissionais de saúde poderão ser mais produtivos através de máquinas de ultrassom, por exemplo.

No âmbito da saúde, Gates prevê que a Inteligência artificial irá reduzir a carga de trabalho dos profissionais desta área, pois realizará tarefas como fazer o preenchimento de pedidos de seguro e fazer a redigição de notas de consultas médicas.


Bill Gates prevê avanço da IA no setor de saúde e da educação (Foto: Reprodução/Veja)


Na educação também há previsão de avanço de IA, segundo Gates, irá melhorar a constante desigualdade na educação dos americanos ampliando as habilidades dos alunos em matemática. Ele crê que isto acontecerá nos próximos cinco a dez anos, na criação de ferramentas que assimilam o modo de aprendizado e interesses específicos de cada um e fazendo a adaptação de assuntos educacionais a tais necessidades, porém Gates alerta que essas ferramentas, tem que ser acessíveis a todas as escolas igualmente.

Em sua publicação para o blog, ele ressalta as deficiências atuais da IA, com inclusão a ausência de compreensão do raciocínio abstrato, o poder de fazer a criação de alguma coisa fictícia quando é pedido por usuários e a falta de capacidade de compreender a situação ao todo das solicitações feitas por pessoas.

Foto destaque: A inteligencia artificial ira revolucionar a área da sáude. Reprodução/iStock by getty images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo