Notícias

Avanço de acordo comercial entre Uruguai e China preocupa Mercosul

A Argentina contraria a tentativa do acordo isolado que o Uruguai tenta com a China, o presidente argentino propôs durante reunião de líderes do Mercosul que o acordo de livre-comércio com o país asiático seja feito em conjunto.

22 Jul 2022 - 21h39 | Atualizado em 22 Jul 2022 - 21h39
Avanço de acordo comercial entre Uruguai e China preocupa Mercosul Lorena Bueri

Diante dos avanços isolados do Uruguai nas tentativas de um acordo de livre-comércio com a China, o presidente argentino Alberto Fernandéz propôs pela primeira vez que o bloco Mercosul analise em conjunto um possível tratado, também de livre-comércio com o país asiático. A proposta foi feita durante uma reunião de cúpula de líderes do bloco econômico em Assunção, capital do Paraguai nesta quinta-feira (21). 

Existe há mais de 20 anos um tratado entre o Mercosul e a União Europeia, perante a falta de avanços nesse tratado, o Uruguai tenta negociar sozinho um acordo comercial direto com a China. Luis Lacalle Pou, presidente uruguaio, disse durante seu discurso no Paraguai que prosseguirá com as tratativas com a China mesmo que os outros países do Mercosul não assinem o acordo, “A primeira coisa que queremos fazer é conversar com os parceiros do Mercosul, irmos todos juntos. (Queremos) avançar nesse sentido, e se pudermos ir com os parceiros, melhor. Vamos convidá-los a se unirem como um bloco com mais poder de negociação” - disse Lacalle. 


Reunião da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul aconteceu em Assunção, no Paraguai. Reprodução: Brasil 247.


A Argentina se opõe ao acordo comercial isolado entre o país uruguaio e chinês, durante seu discurso na Cúpula o presidente argentino disse para que os países do bloco não se animem em procurar soluções individuais, “Se há uma oportunidade para a China ter um acordo com o Mercosul, por que não analisamos juntos, por que não vemos a viabilidade juntos? Porque o acordo vai ser muito mais importante se incluirmos os 200 milhões de habitantes que o Brasil tem, esse acordo vai ser muito mais forte” - mencionou. Contém informações da Gazeta do Povo.

O encontro da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul no Paraguai foi o primeiro realizado presencialmente desde o começo da Pandemia, na reunião o presidente do Uruguai Luis Lacalle, foi oficionalmente nomeado presidente rotativo do grupo para os próximos seis meses, o presidente Jair Bolsonaro participou da reunião por videoconferência.

Foto Destaque: Uruguai tenta sozinho tratativa comercial com a China. Reprodução: Agência de Notícias da Indústria.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo