Notícias

Avanço de acordo comercial entre Uruguai e China preocupa Mercosul

A Argentina contraria a tentativa do acordo isolado que o Uruguai tenta com a China, o presidente argentino propôs durante reunião de líderes do Mercosul que o acordo de livre-comércio com o país asiático seja feito em conjunto.

3 min de leitura
22 Jul 2022 - 21h39 | Atualizado em 22 Jul 2022 - 21h39

Diante dos avanços isolados do Uruguai nas tentativas de um acordo de livre-comércio com a China, o presidente argentino Alberto Fernandéz propôs pela primeira vez que o bloco Mercosul analise em conjunto um possível tratado, também de livre-comércio com o país asiático. A proposta foi feita durante uma reunião de cúpula de líderes do bloco econômico em Assunção, capital do Paraguai nesta quinta-feira (21). 

Existe há mais de 20 anos um tratado entre o Mercosul e a União Europeia, perante a falta de avanços nesse tratado, o Uruguai tenta negociar sozinho um acordo comercial direto com a China. Luis Lacalle Pou, presidente uruguaio, disse durante seu discurso no Paraguai que prosseguirá com as tratativas com a China mesmo que os outros países do Mercosul não assinem o acordo, “A primeira coisa que queremos fazer é conversar com os parceiros do Mercosul, irmos todos juntos. (Queremos) avançar nesse sentido, e se pudermos ir com os parceiros, melhor. Vamos convidá-los a se unirem como um bloco com mais poder de negociação” - disse Lacalle. 


Reunião da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul aconteceu em Assunção, no Paraguai. Reprodução: Brasil 247.


A Argentina se opõe ao acordo comercial isolado entre o país uruguaio e chinês, durante seu discurso na Cúpula o presidente argentino disse para que os países do bloco não se animem em procurar soluções individuais, “Se há uma oportunidade para a China ter um acordo com o Mercosul, por que não analisamos juntos, por que não vemos a viabilidade juntos? Porque o acordo vai ser muito mais importante se incluirmos os 200 milhões de habitantes que o Brasil tem, esse acordo vai ser muito mais forte” - mencionou. Contém informações da Gazeta do Povo.

O encontro da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul no Paraguai foi o primeiro realizado presencialmente desde o começo da Pandemia, na reunião o presidente do Uruguai Luis Lacalle, foi oficionalmente nomeado presidente rotativo do grupo para os próximos seis meses, o presidente Jair Bolsonaro participou da reunião por videoconferência.

Foto Destaque: Uruguai tenta sozinho tratativa comercial com a China. Reprodução: Agência de Notícias da Indústria.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo