Notícias

Avaliação de Governo Lula é de 41%, diz pesquisa IPEC

Pesquisa encomendada pelo jornal O Globo mostra que o início do mandato de Luis Inácio Lula da Silva atinge maior aprovação nos primeiros meses do que do ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo período quando fora eleito.

20 Mar 2023 - 09h40 | Atualizado em 20 Mar 2023 - 09h40
Avaliação de Governo Lula é de 41%, diz pesquisa IPEC Lorena Bueri

A pesquisa encomendada pelo jornal O Globo junto ao Instituto de pesquisa IPEC e divulgado neste domingo (19), mostra que o atual Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, tem aprovação de 41% dos brasileiros entrevistados. Esses números são maiores do que os do ex-presidente Jair Bolsonaro, na pesquisa feita em março de 2019, tinha aprovação de 34%.

Em comparação com os outros 2 mandados, a aprovação de Lula atual é a menor, nos outros governos do petista foram de 51% e 49% respectivamente. Alas governistas, como o ministro da justiça Flavio Dino, declarou no Twitter ter achado muito positiva essa primeira avaliação do governo, pela forma que, segundo ele, assumiram e como estavam destruídas as instituições. Segundo o Dino, Considerando as péssimas condições em que o governo Lula recebeu o país, inclusive com a Administração Pública destruída e "aparelhada" por ideologias exóticas, penso que a pesquisa IPEC foi muito positiva. Minha avaliação é de que a tendência é a melhoria dos índices.”


Avaliação de cada presidente ao longo da história desde 1995 - Foto: Reprodução/Twitter/@Oglobo


A CEO do Ipec, Maria Cavallari comentou no jornal O Globo que essa avaliação do governo é considerada positiva, ao esmiuçar nos números sobre os que disseram que acham a gestão regular. 30% dos entrevistados que avaliaram como regular, metade diz que aprova como Lula governa e apenas 37% não aprovam essa forma de governo. Segundo Cavallari, “Os segmentos que aprovam o governo são os mesmos nos quais Lula tinha uma intenção de voto maior: as pessoas que estudaram só até o ensino fundamental, os moradores do Nordeste, aqueles com renda de até um salário mínimo por mês e os católicos.”

Ainda sobre dos que avaliaram como apenas regular o governo Lula, cerca de 36% declararam que votaram em Jair Bolsonaro nas últimas eleições. Outros numerários importantes, é quando se vê os resultados da pesquisa com uma lupa na região Nordeste, onde Lula conseguiu mais votos nas eleições de 2022. Nessa pesquisa, mostra que seu percentual de aprovação, ótimo ou bom, chega a 53%.

A maior rejeição está nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde 31% em ambos, reprovam o governo. Já na região Sudeste, 36% aprovam o governo contra 26% contrários.

Números referentes a como o presidente o governa - Foto: Reprodução/Twitter/@Oglobo


Em relação ao segmento onde as pessoas declararam a fé em que acreditam, Lula ainda tem uma dificuldade de aceitação bem grande. Esse grupo que equivale a um quarto da população, 31% avaliam como boa ou ótima. Em comparação aos que profetizam a fé católica, ele chega a 45% de aprovação. Apenas 39% dos evangélicos declaram confiar em Lula, enquanto 58% não confiam de jeito algum.

Esses números mostram como a polarização ainda seguem em alta no país. Os evangélicos foi o segmento onde o ex-presidente Bolsonaro conseguiu maior número de votos. E segue ainda sendo uma pedra no sapato do petista. Segundo fontes do governo, consideraram esses números atuais entre esse segmento bons, pois, segundo os próprios, mostram um movimento de pêndulo, onde a tendência é melhorar esses números no futuro próximo.


Percepção da População entre regiões e entre as religiões - Foto: Reprodção/Twitter/@Oglobo


Lula quer melhorar seus números de aprovação antes dos 100 primeiros dias de seu governo, o que ocorrerá em abril, com isso tenta melhorar a confiança dos empresários, principalmente do agro, e da população. Em relação a queda das taxas de juros, conversa com o presidente do Banco Central, para que ocorra o mais breve, pois ajudaria a melhorar a inflação e mostrar ao mercado que a economia brasileira segue em recuperação.

O instituto Ipec ouviu 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios brasileiros entre os dias 2 e 6 de março. A margem de erro segundo o instituto é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e segue um nível de confiança de 95%

Foto destaque: Presidente Lula – Foto Reprodução/Twitter

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo