Saúde

Aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave lota hospitais infantis

No estado do Amapá o número de casos entre 01 de janeiro a 06 de maio de 2023 se tornou expressivo, em relação ao mesmo período de 2022, o que vem preocupando a população hospitalar

19 Mai 2023 - 19h50 | Atualizado em 19 Mai 2023 - 19h50
Aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave lota hospitais infantis Lorena Bueri

O País vem enfrentando um alto número de internações causadas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas crianças; os números vêm sendo registrados em 13 dos 27 estados brasileiros.

Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe, registraram um grande aumento de casos.

No Piauí, o Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) precisou reorganizar os leitos, a fim de tentar auxiliar o maior número de crianças possível. O pediatra plantonista do hospital, Ramon Nunes, comenta sobre as mudanças: “São bronquiolites em bebês de até dois anos, com síndromes respiratórias agudas graves, e também nas crianças maiores, o que exigiu do hospital a necessidade de novos leitos para a reorganização nas enfermarias”.

O estado do Amapá nesse momento pede socorro, há mais de 200 crianças internadas, 30 intubadas, e dois obtidos registrados. A população pediátrica sofre com os números que vem aumentando expressivamente.


Ramon Nunes, pediatra do HILP no Piauí. (Foto:Reprodução/ Ascom/ Gov)


De acordo com o levantamento o estado apresentou um aumento de 53% no aumento de casos de síndromes gripais, e 300% dos casos mais graves, comparado ao mesmo período do ano passado.

O quadro provocado pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), é o principal causador de doenças como: bronquiolite (inflamação que impede a chegada do oxigênio aos pulmões), influenza A e B, rinovírus e Covid-19.

Ressaltamos a importância da vacinação, pois chama a atenção que apenas 16% das crianças do Amapá com idades entre 6 meses e 6 anos, tenham o esquema vacinal completo. Mesmo sendo disponibilizadas gratuitamente pelo governo, o Brasil se encontra com os níveis mais baixos de adesão dos últimos 30 anos.

Sintomas

- Febre alta;

- Tosse persistente;

- Dificuldade para respirar;

- Chiado no peito;

- Apneia;

- Cianose (coloração azulada na pele, decorrente da falta de oxigenação sanguínea);

- Gemência;

- Prostração;

- Retração Torácica.

Foto Destaque: Criança recebendo ajuda de inalação para suportar as dificuldades respiratórias. Reprodução/ CNN.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo