Notícias

'Ato pela terra', Caetano Veloso mobiliza artistas do Brasil para protesto contra medidas ambientais

Caetano Veloso mobilizou artistas do Brasil inteiro em Brasília, para protestar contra medidas e pautas analisadas para garimpo, exploração e demarcação de terras indígenas

09 Mar 2022 - 21h30 | Atualizado em 09 Mar 2022 - 21h30
'Ato pela terra', Caetano Veloso mobiliza artistas do Brasil para protesto contra medidas ambientais  Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (09), o STF (Supremo Tribunal Federal) teve uma diferente visita. Alguns cantores e compositores liderados por Caetano Veloso, vieram trazer pautas sobre os problemas no nosso meio ambiente. Os principais temas levantados foram sobre o uso de agrotóxicos em inúmeras regiões agrícolas no Brasil e da exploração e garimpo em terras indígenas. 

Mesmo com pouco tempo de debate no gabinete da  ministra  Carmen Lúcia. O retrospectivo foi positivo, mas não foi liberado a participação da imprensa nesses 20 minutos de conversa. Além do representante Caetano Veloso, artistas como 'Emicida', Seu Jorge, Maria Gadu também compareceram para prestar apoio ao líder e a defesa do meio ambiente.


Grupo de protestantes (foto reprodução/Caroline Cintra)


Mas qual foi o motivo de toda comoção por conta dos "problemas ambientais"? Muita das movimentações foram por conta do retrocesso vivido por projetos que estão sendo aprovados.

Muito desses projetos estão sendo aprovados ou estão pauta por conta do conflito entre a Ucrânia e Rússia, onde boa parte dos agrotóxicos (23%), são exportados de lá. E com todo o conflito, o Brasil não pode ficar a merce da Rússia depois de todo o conflito. Por isso a busca por minerais em denominações indígenas é visto como uma saída a todo esse problema.

Mesmo com o levantamento sobre a independência de recursos exportados de fora, um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), informou que apenas 11% do potássio pode ser encontrados em terras indígenas, o estudo foi fundamental pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM). 



Depois do encerramento das conversas no STF, Caetano ainda cantou a música "Terra", junto de Seu Jorge, como forma de conscientização dos presentes no recinto, onde foi muito aplaudido pela movimentação dos artistas e pela representatividade de muitos grupos. A declaração de Caetano foi simples e direta: "Espero realmente que haja alguma consequência a partir da nossa movimentação". 

 

Foto destaque: Caetano Veloso em conversa Rodrigo Pacheco (foto / Cristiano Mariz / Agência O Globo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo