Notícias

Ataque no Dia da Independência nos EUA deixou 6 mortos

O ataque em pleno desfile de independência, deixou 6 mortos e alguns feridos ontem (4) nos EUA, em uma data que simboliza a independência dos americanos na cidade Highland Park, perto de Chicago.

3 min de leitura
05 Jul 2022 - 14h05 | Atualizado em 05 Jul 2022 - 14h05

Na cidade de Highland Park, no estado do Condado dos Estados Unidos, ocorreu um ataque no dia de ontem, quatro de julho, Dia da Independênica. 

A cidade já foi cenário de grandes sucessos do cinema como "Gatinhas e Gatões" e "Curtindo a Vida Adoidado".


Policiais fazem buscas no centro de Highland Park, um subúrbio de Chicago, após um tiroteio em massa — Foto: Nam Y. Huh/AP


Nesta segunda-feira ocorreu um ataque em pleno desfile de independência, deixando seis mortos e 20 feridos. Um homem disparou do alto de um telhado no meio do desfile, em uma data que simboliza a independência dos americanos na cidade Highland Park, perto de Chicago. Existe um longo histórico de ataques armados que já ocorreram no país. Agora, nem a cidade onde Michael Jordan morou quando jogou pelo Chicago Bulls escapou. 

 

Tragédia civil

O hospital da NorthShore University Health Center recebeu 26 pacientes após atentado. Seis pessoas morreram e estima-se que os pacientes tenham entre oito a 85 anos, ou seja, crianças e idosos. Roberto Velasco, diretor de assuntos norte-americanos do México, informou que havia três cidadãos mexicanos, entretanto, maiores detalhes das vítimas não foram divulgados. 

 

Como o ataque aconteceu

Segundo as autoridades, o tiroteio começou por volta das 10h15 da manhã (8h15 de Brasília), no ponto em que estavam alguns moradores aguardando a passagem do desfile. Ao ouvir os tiros, as pessoas se assustaram e muitas acabaram se machucando durante a movimentação, com algumas pessoas chegando a largar objetos pelas ruas. Através das imagens das câmeras de segurança, foi possível identificar alguns dos objetos deixados para trás, como saco de batata frita, caixa de bolachas, boné de criança, etc.  

O atirador usou um fuzil de alta potência para disparar do alto ao lado de um prédio comercial. O comandante da polícia de Highland Park, Chris O’Neill, contou que ao localizarem o lugar, o fuzil foi encontrado embaixo de uma escada. Ao todo, foram mais de 100 policiais para encontrar o suspeito. As vias do local foram bloqueadas e um homem de 22 anos foi preso como suspeito do ataque. Contudo, as celebrações foram canceladas, e outros eventos da cidades próximas como  Evanston, Deerfield, Skokie, Waukegan e Glencoe, também cancelaram suas festividades devido ao tiroteio. 

 

Algumas testemunhas comentaram:

"Estou furioso porque não precisa ser assim... Enquanto celebramos o 4 de Julho apenas uma vez por ano, os tiroteios em massa se tornaram uma tradição semanal — sim, semanal", disse o governador de Illinois, J.B. Pritzker, em entrevista coletiva.

Não há lugar seguro”, disse Barbara Harte, 73, moradora de Highland Park, que se aventurou para fora de sua casa após o tiroteio.

Devido a todos esses ataques que a comunidade americana vem sofrendo de forma cada vez mais frequente, o atual presidente Joe Biden contou que assinou um projeto de lei para limitar o acesso a armas, uma questão que vem sendo discutida há anos, pois por muito tempo não houve progresso devido à divisão entre os partidos - Republicano e Democrata. 

 

Foto de destaque: Policial caminha pela avenida central em Highland Park na segunda-feira, 4. Foto: Brian Cassella/Chicago Tribune via AP

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo