Notícias

Ataque cibernético bloqueia internet na Europa

População europeia ficou sem acesso à internet devido ao possível ataque russo a uma rede de satélites. Em reação, Ucrânia trava guerra cibernética contra a Rússia

05 Mar 2022 - 14h30 | Atualizado em 05 Mar 2022 - 14h30
Ataque cibernético bloqueia internet na Europa Lorena Bueri

Um ataque cibernético deixou milhares de pessoas sem internet na Europa nesta sexta-feira (04). O acesso às redes foi interrompido em razão de um possível ataque russo contra uma rede de satélites. O evento teria ocorrido no início da invasão do país na Ucrânia, mas os efeitos teriam chegado somente agora no continente europeu.

A Orange, principal empresa de telecomunicações da França, anunciou que cerca de 9.000 assinantes da sua filial, Nordnet, ficaram sem conexão após um “ciberevento” na Viasat, operadora de satélites americana. A Eutelsat, que tem aproximadamente 50.000 clientes na Europa, também informou à AFP sobre os problemas de conexão.

A Viasat oferece seu serviço de comunicação para a Ucrânia e outros países europeus. O satélite KA-SAT, responsável pelas operações da empresa no local, foi alvo de falhas que, segundo o general do comando francês do Espaço, Michel Friedling, estão relacionadas à investida russa na Ucrânia. Para Friedling, o evento tem caráter malicioso, visto que aconteceu logo após o início das operações militares da Rússia. O comandante ainda explica que dezenas de milhares de terminais ficaram inoperantes imediatamente.


Empresa de satélites Viasat. (Foto: Reprodução/Teletime)


Em defesa, a Ucrânia solicitou a ajuda de voluntários para travar uma guerra cibernética. No dia 26 de fevereiro, o ministro de Transformação Digital ucraniano, Mykhailo Fedorov, convocou profissionais de tecnologia da informação para trabalhar em tarefas que ajudem o país. Divulgadas em um canal do Telegram, as tarefas foram iniciadas por uma missão de "ataques de negação de serviço (DDoS) para derrubar sites de empresas, bancos e do governo da Rússia", de acordo com informações do G1.

A guerra entre Rússia e Ucrânia demonstra um potencial perigoso de aumento dos ciberataques, alertam os especialistas em defesa e cibersegurança. No início deste mês, o centro de ameaças da Microsoft detectou um malware possivelmente direcionado ao ministério do governo e instituições financeiras norte-americanas. Diante da ameaça, a empresa de tecnologia notificou o serviço de defesa cibernética da Ucrânia.

 

Foto Destaque: Ataque hacker. Reprodução/Pixabay. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo