Esportes

As mulheres que colecionam conquistas históricas no futebol

Lembre as principais conquistas das mulheres no futebol feminino, como as primeiras competições, as artilharias, Copa do Mundo e Marta, rainha do futebol.

08 Mar 2022 - 15h48 | Atualizado em 08 Mar 2022 - 15h48
As mulheres que colecionam conquistas históricas no futebol  Lorena Bueri

Sabe-se que as primeiras partidas de futebol disputada pelas mulheres surgiram nos anos 20. Nesse período, os jogos de futebol feminino eram tratados como atração e não com uma partida de verdade. Em 1941, foi instituído um decreto-lei que proibia as mulheres a praticar esportes que não fossem adequadas à sua natureza. Mesmo não sendo citado de forma clara, o futebol se enquadrava. 
 
Em 1979, a lei é revogada e desde então o futebol feminino vem conquistando ainda mais o seu espaço. Podendo ser destaque a rainha do futebol, Marta, que já conquistou seis vezes o troféu de melhor do mundo. 


 
A Primeira Árbitra
 
 
Léa Campos foi a primeira árbitra reconhecida pela FIFA. Em 1967, Asaléa de Campos Micheli conseguiu uma brecha no decreto que proibia as mulheres de jogar, mas que não mencionavam a arbitragem. Léa fez seu curso de arbitragem em sua cidade natal, Minas Gerais, mas não pôde fazer parte da formatura por conta das represálias que as mulheres ainda sofriam.


Léa Campos e notícias da época. (Foto: Reprodução/Ge)


Primeira Copa FIFA 
 
Em 1991, doze anos após derrubar a proibição, foi disputado a primeira Copa do Mundo FIFA de futebol feminino. Após o primeiro torneio experimental feminino, em que as jogadoras viajaram usando as sobras das roupas do futebol masculino, a CBF assumiu o time, mas ainda era tudo muito amador. 
 
A jogadora Elane foi a primeira a marcar o gol do país em torneios FIFA, em uma vitória diante da seleção japonesa. No entanto, o time foi eliminado logo na primeira fase.


Primeira Copa do Mundo feminina. (Foto: Reprodução/Ge)


A Artilharia nos Jogos Olímpico 

Cristiane tornou-se grande referência e uma grande personagem fundamental para as conquistas das mulheres do futebol e principalmente na seleção brasileira ao lado de Marta. A jogadora conquistou em 2016, nos jogos no Rio de Janeiro, a artilharia da história dos Jogos Olímpicos, entre homens e mulheres. Superou o jogador da Dinamarca, Sophus Nielsen.


Cris em sua primeira Olimpíada. (Foto: reprodução/Instagram)


Libertadores 

A primeira Libertadores  feminina foi disputada em 2009. O time do Santos, que tinha duas das principais jogadoras do futebol, Marta e Cristiane, conquistou o primeiro título da competição. Neste período, Marta era eleita pela quarta vez a melhor jogadora do mundo. 


Primeira Libertadores feminina (Foto: reprodução/CBF)


A Melhor do Mundo Seis Vezes 

Ainda garota, a rainha Marta já chamava atenção entre as principais jogadoras e a mais experientes. A jogadora se tornou referência no futebol e conquistou o lugar de maior vencedora do prêmio de melhor do mundo, ao lado de Lionel Messi. Dentre tantos prêmios, Marta conquistou cinco deles de forma consecutiva.


Marta e seus prêmios de Melhor do Mundo. (Foto: reprodução/Lance)


Artilharia na Copa do Mundo 

Mais uma vez Marta. A maior jogadora do mundo marcou pela seleção no dia 18 de junho de 2019 e se isolou como a maior artilheira na história das Copas do Mundo, dentre mulheres e homens. São 17 gols com a camisa 10, superando o jogador Miroslav Klose, que tem 17 gols na competição.


Marta como artilheira da Copa do Mundo. (foto: reprodução/Instagram)


Ano de Copa 

Em 2019, começa uma nova realidade no futebol feminino, o ganho de visibilidade e uma estruturação de calendário. Os clubes cumprem a obrigatoriedade de terem times femininos para disputar o brasileiro série A2. A TV Globo faz a primeira transmissão dos jogos da seleção brasileira feminina na Copa do Mundo. 


Seleção feminina na Copa do Mundo 2019. (foto: reprodução/purepeople)


A estruturação para o futebol das mulheres ganha corpo. 

 

Foto destaque: Seleção feminina. Reprodução/Instagram. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo