Notícias

As maiores reclamações do Procon em 2022 são de empresas telefônicas e de banco

OI, Claro, Vivo, Bradesco e TIM estão no topo da lista das que mais sofreram queixas dos consumidores ao Procon em 2022. As empresas comentaram sobre o assunto e o que podem melhorar

16 Mar 2023 - 11h41 | Atualizado em 16 Mar 2023 - 11h41
As maiores reclamações do Procon em 2022 são de empresas telefônicas e de banco  Lorena Bueri

As empresas telefônicas e de banco foram as mais reclamadas no Procon em 2022. Em ordem são Oi, Claro, Vivo, Bradesco e TIM no topo do ranking das maiores reclamações dos consumidores no ano. 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça, bancos e telefonias estão praticamente empatados em número de reclamações, com 11,1% e 11% respectivamente, do total de reclamações ao Procon, que contou com mais de 986 mil registros. 

As reclamações dos consumidores são basicamente a mesma dos últimos anos, como cobrança por serviço ou produto não solicitado; cobrança indevida ou abusiva e oferta não cumprida ou enganosa. 


Procon realizando o atendimento de um consumidor (Reprodução/Procon-RJ)


Entretanto, de acordo com a Senacon (Secretária Nacional do Consumidor), apesar de as companhias telefônicas serem as que mais recebem registros de ocorrências, elas também são as que mais resolvem esses problemas, com mais de 80% dos casos sendo solucionados. 

As empresas no topo da lista deram suas declarações sobre essa situação para o portal de notícias O Globo: 

A Oi, afirmou que investe continuamente no aprimoramento de seus serviços, e com isso foca em maior eficiência operacional qualidade dos serviços, melhoria no atendimento e investimento na transformação digital do negócio. 

O Bradesco soltou uma nota oficial dizendo que procura sempre medidas que aprimorem os serviços prestados, e que ainda faz investimentos em treinamento do quadro de colaboradores, investimento em infraestruturas e a adoção de medidas necessárias com as áreas internas, com o objetivo de corrigir falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento. 

Já a Vivo, diz ter o cliente nos centros de sua decisão, atuando de forma assertiva e constante, a fim de resolver cada vez mais as demandas e aumentar a satisfação de seus clientes. 

A Tim, diz que tem como objetivo, ser reconhecida como a melhor empresa de telefonia do país, e para que isso ocorra, ela se compromete em ouvir seus consumidores, atuando com agilidade, respeito e transparência para solução dos problemas. Afirmou ainda que foi a empresa que mais reduziu reclamações recebidas pela Anatel, 50% menos em 2022, do que foi em 2019. 

A Claro, a outra empresa no ranking, disse que não irá comentar sobre o assunto. 

Foto Destaque: Empresas telefônicas são as que mais receberam reclamações no Procon (Reprodução/Katrien Grevendonck)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo