Esportes

As divisões do Campeonato Brasileiro possuem 17 clubes que estão nas Séries A,B e C que nunca foram rebaixados

Na elite do futebol brasileiro, Cuiabá, Flamengo, Santos e São Paulo nunca foram rebaixados, sendo que 11 dos 13 clubes restantes estão na Série C e se orgulham em nunca terem caído de divisão na história do Brasileirão

02 Jan 2023 - 21h31 | Atualizado em 02 Jan 2023 - 21h31
As divisões do Campeonato Brasileiro possuem 17 clubes que estão nas Séries A,B e C que nunca foram rebaixados Lorena Bueri

Uma frase bem conhecida, mas nem todos podem dizer: "time grande não cai!". É um argumento usado por torcedores de grandes times do Brasil para sustentar a soberania na divisão de elite do Campeonato Brasileiro. São os casos dos paulistas Santos e São Paulo e do Flamengo, que possuem histórias vitoriosas e sempre estiveram em destaque nas edições do Brasileirão.

Entretanto, no histórico geral, existem mais 14 clubes no Brasil que nunca foram rebaixados, mesmo não fazendo parte parte dos 20 times que fugiram a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro.

No campeonato nacional existem quatro divisões, A,B,C e D, no entanto, não foi contabilizado os clubes que nunca disputaram o Brasileirão e também aqueles que participaram da 4ª divisão, tendo em vista que essa Série não possui nenhum tipo de rebaixamento.


Histórico jogo entre Santos e Flamengo pelo Brasileirão 2011. (Vídeo: Reprodução/GE)


Com isso, as três divisões nacionais de 2023 são compostas por 60 times, eles correm o risco de serem rebaixados, 17 clubes desse montante nunca caíram. Quatro estão na Série A, dois na 2ª divisão e mais 11 equipes na Série C do Campeonato Brasileiro.

A última temporada do Campeonato Brasileiro, marcou duas quedas inéditas: Brusque de Santa Catarina e Operário do Paraná, que nos últimos anos estavam escalando da Série D para a B do Brasileirão. Porém em 2023, as duas equipes do Sul estarão juntas na 3ª divisão do torneio nacional.

Uma grata surpresa para o futebol brasileiro é o Cuiabá Esporte Clube, o time mato-grossense está na elite do futebol brasileiro desde 2021, representando o centro-oeste brasileiro junto com Goiás e Atlético-GO. A última equipe do Mato-Grosso a participar da elite do Campeonato Brasileiro foi o Operário de Várzea Grande, em 1986. Naquela época, os campeões estaduais se classificavam para o torneio nacional, que tinha 48 times na disputa do troféu. Mesmo brigando contra o rebaixamento em 2022, o Dourado conseguiu permanecer na Série A.

 

Foto destaque: Santos e Flamengo são uma das equipes que nunca foram rebaixadas. Reprodução/Twitter 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo