Esportes

As conquistas das mulheres em Olimpíadas pelo Brasil

Quebrando recordes e tabus, com força e superação as atletas brasileiras vêm ganhando cada vez mais medalhas ao longo das edições dos Jogos Olímpicos

08 Mar 2022 - 16h45 | Atualizado em 08 Mar 2022 - 16h45
As conquistas das mulheres em Olimpíadas pelo Brasil  Lorena Bueri

Neste dia da Mulher, as exaltadas serão as atletas brasileiras que lutam diariamente com um cenário defasado e com investimentos inferiores em relação as categorias masculinas, mas que apesar disso, se superam a cada edição dos Jogos Olímpicos e conquistam cada vez mais medalhas.

Essas conquistas são os frutos colhidos de Maria Lenk, que em 1932 nos Jogos de Los Angeles (EUA) foi a primeira mulher a competir pela delegação olímpica brasileira, na época a nadadora tinha apenas 17 anos e foi a única mulher presente naquela delegação.


Maria Lenk, aos 17 anos nos Jogos de Los Angeles 1932 (Foto: Reprodução/Getty Images)


Desde então tornou-se habitual a presença das atletas brasileiras nos Jogos Olímpicos e apesar de muitas vezes as competidoras ficaram no quase, mas nos Jogos de Atlanta em 1996, as mulheres conquistaram suas primeiras medalhas olímpicas, nesta ocasião 28 mulheres conquistaram medalhas,

Depois de 96 as mulheres não pararam mais de ganhar medalhas, na edição seguinte em Sidney em 2000 não foi possível garantir uma medalha de ouro, mas as conquistas das medalhas de prata e bronze não diminuem o feito das atletas presentes naquela competição.


Jackie e Sandra, medalhistas de ouro no Vôlei de Praia em Atlanta 1996 (Foto:Reprodução/Arquivo/COB)


Na edição seguinte dos jogos, em Atenas, as mulheres do futebol feminino conquistaram a sua primeira medalha de prata, esta edição dos Jogos também marca a carreira da jogadora Formiga, que na ocasião disputava sua primeira olímpiada.

Em Pequim, 2008, as brasileiras também obtiveram suas medalhas, no total 31 mulheres conquistaram medalhas e a saga atras de medalhas pelas brasileiras seguiu adiante em 2012, nas Olímpiadas de Londres, onde 17 mulheres conquistaram medalhas.

Seguindo o fluxo de conquistas, a delegação feminina do Brasil marcou história durante os Jogos do Rio de Janerio em 2016, na ocasião as mulheres garantiram 5 pódios, um recorde de desempenho da delegação feminina.

Recorde esse que foi quebrado na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, dessa vez as mulheres alcançaram 9 pódios.

 

Foto Destaque: Maurren Maggi. Reprodução/Mark Dadswell / Getty Images

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo