Notícias

Arthur do Val se pronuncia sobre áudio machista vazado ontem

Arthur do Val falou sobre áudio de sua autoria que circula desde ontem: "Se as pessoas querem me julgar, elas têm o direito. Eu só quero que entendam que são contextos diferentes".

05 Mar 2022 - 12h00 | Atualizado em 05 Mar 2022 - 12h00
Arthur do Val se pronuncia sobre áudio machista vazado ontem Lorena Bueri

O parlamentar Arthur do Val (Podemos) pronunciou-se hoje (5) sobre o áudio que circula desde ontem no qual afirma que mulheres ucranianas são "fáceis de pegar porque são pobres" e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, do Val disse que o contexto do áudio, enviado em um grupo de amigos, deveria ser analisado: "Se as pessoas querem me julgar, elas têm o direito. Eu só quero que entendam que são contextos diferentes. Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído (da Ucrânia, após a viagem) e mandou um áudio em grupo privado, para os amigos dele, de forma errada, descabida, não foi na melhor das posturas, é nítido aquilo. Mas, como eu te falei, é um áudio privado".


Arthur do Val. (Foto: Reprodução/Arthur do Val/Facebook)


Arthur havia viajado até a Ucrânia para arrecadar doações para refugiados ucranianos e conhecer a resistência ucraniana à invasão. Segundo ele, o contexto fez parecer que foi ao país para "outra coisa", mas que não teve tempo "nem de tomar banho": "Pelo amor de Deus, gente, a impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá [na Ucrânia] e falei: 'quem quer vir comigo aqui, que eu quero comprar alguma coisa'. Não é isso e eu nem poderia fazer", afirmou.

Sergio Moro, pré-candidato à presidência também pelo Podemos e, até então, apoiador da pré-candidatura de Arthur ao governo de São Paulo, declarou-se contra o ocorrido e deu a entender que rompeu relações com o parlamentar, dizendo que "jamais dividirá seu palanque e apoiará pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento": "Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público".


Sergio Moro e Arthur do Val. (Foto: Reprodução/IstoÉ)


O partido de ambos também criticou a atitude de do Val, dizendo, em nota assinada por Renata Abreu - deputada federal e presidente do Podemos - que as declarações do deputado foram "gravíssimas" e "inaceitáveis", e que o partido "repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos".

A até então namorada do deputado também declarou o término do relacionamento após o áudio vir à tona.

 

 

Foto destaque: Arthur do Val em viagem à Ucrânia. Reprodução/@arthurmoledoval/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo