Notícias

Arqueólogos dominicanos descobrem túnel que pode levar ao túmulo de Cleópatra

Conhecido como 'Milagre Geométrico", o túnel está localizado 13 metro abaixo da terra e se estende por mais ou menos 1,5 km. Os arqueólogos esperam que Cleópatra e seu amante estejam enterrados lá.

08 Nov 2022 - 21h30 | Atualizado em 08 Nov 2022 - 21h30
Arqueólogos dominicanos descobrem túnel que pode levar ao túmulo de Cleópatra Lorena Bueri

Arqueólogos dominicanos da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD) fizeram uma descoberta que pode levar ao túmulo perdido de Cleópatra, a informação foi relatada pelo jornal britânico The Daily Mail nesta terça-feira (8). Os estudiosos encontraram um túnel esculpido em camadas de rocha, sob um antigo templo na cidade de Taposiris Magna, no Egito, e este local fica próximo da antiga capital do país, Alexandria.

A novidade da descoberta é chamada de “milagre geométrico”, já que ela representa uma passagem subterrânea localizada a mais de 13 metros debaixo da terra, isso faz com que ela se assemelhe ao túnel de Eupalinos, na ilha de Samos, na Grécia, um dos mais importantes projetos de engenharia realizados no mundo clássico. Além disso, a passagem se estende por cerca de 1,5 km.


Túnel descoberto pelos arqueólogos dominicanos conhecido como "Milagre Geométrico" (Foto: reprodução/Twitter)


A arqueóloga Kathleen Martinez, da UASD, disse que há “boas chances” de Cleópatra, a última faraó do Egito, e seu amante, Marco Antônio, terem sido enterrados dentro do templo. Kathleen ainda disse que há mais de uma década, ela está convencida de que ambos estão enterrados juntos no templo, e o túnel descoberto pode ser o caminho para revelar isso. Se ela encontrar os restos mortais de Cleópatra, será a descoberta mais importante do século, segundo ela.

Em entrevista à Heritage Key, uma comunidade online dedicada a conteúdos de história e cultura, Kethleen contou sobre a importância da descoberta que ela e seu grupo fizeram. “Esta é a primeira vez que qualquer arqueólogo descobriu túneis e passagens subterrâneas dentro das paredes do templo. Então, mudamos para sempre o que se sabia sobre a arquitetura (da época).”, afirmou.

Após a comprovação e divulgação das novas descobertas, o perfil oficial do Ministério do Turismo e Antiguidades publicou no Twitter uma imagem do túnel e a descrição do trabalho do grupo de Kathleen Martinez.

Foto destaque: Cleópatra (Reprodução/Pinterest)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo