Moda

Aromaterapia para o guarda-roupa: óleos, benefícios e como usar

Óleos essenciais previnem mofo, conservam peças e fortalecem autoestima. A técnica de aromaterapia também proporciona vários benefícios, tanto fisiológico quanto psicológico.

02 Abr 2022 - 15h45 | Atualizado em 02 Abr 2022 - 15h45
Aromaterapia para o guarda-roupa: óleos, benefícios e como usar Lorena Bueri

Perfumar armários e guarda-roupas, com óleos essenciais pode prevenir problemas como ácaro, e mofos, além de ajudar a conservar melhor as roupas. A técnica utilizada é a de aromaterapia, que usa o aroma e partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro.

Como aromaterapia estimula o cérebro

Aromaterapia usa óleos 100% puros, aproveitando sua composição química completa, e natural. Os compostos aromáticos extraídos de plantas passam por diferentes processos como compressão de frutos, extração com o uso de solventes ou destilação. Dessa forma, o óleo é extraído em sua forma complexa, apresentando multifunções, e podendo ter uma ação mais poderosa do que alguns medicamentos.

Eles conseguem proporcionar vários benefícios, tanto fisiológico quanto psicológico. Na parte física, suas propriedades auxiliam no combate a infecções, impedindo a proliferação de microrganismos e fortalecendo as defesas do organismo. Já nos efeitos psicológicos, seus benefícios estão ligados à parte límbico (sistema responsável pelas emoções e também pelos comportamentos sociais) melhorando o humor, redução de estresse, ansiedade e depressão.

Para prevenir ácaros e mofos

O óleo de Cedro, pode ser usado para combater ácaros, mofos, fungos e bolor. Ele pode ser colocado em gavetas e armários, deixando-os assim, arejados e com aroma amadeirado.

O óleo de canela, pode ser colocado nas sapateiras, já que ele tira as energias negativas e ainda deixa um cheiro muito agradável.

Para amenizar sensação de não ter nada para vestir

Toda mulher já falou a famosa frase. “Não tenho nada para vestir”, por isso, para afastar a tristeza e insatisfação com as peças que compõe seu closet, experimente usar óleos essenciais mais cítricos, como os de laranja doce, bergamota, tangerina e clementina, esses aromas trazem alegria, leveza, prazer bom humor e sensação de frescor.


Descubra receitas para óleos essenciais (Reprodução/Youtube)


Dicas de como usar os óleos no guarda-roupa e armários

Uma opção são os sachês: faça sachês de pano com algumas bolinhas de sagu dentro ou trouxinhas de tule com giz escolar branco no interior. Depois disso, pingue algumas gotinhas do óleo de sua preferência, e espalhe pelas sapateiras, gavetas, armários e guarda–roupa.

Também há a opção de um aromatizador de ambiente, que pode ser espirado nos ambientes, ele pode ser feito da seguinte forma: basta colocar em um frasco de spray, 60 ml de álcool de cereais e pingar 24 gotas do óleo essencial de sua escolha, depois é só misturar bem.

Contudo, é preciso lembrar de utilizar um óleo de cada vez. É possível fazer combinações com mais de dois óleos, mas é preciso equilíbrio.

 

Foto destaque: Óleo essencial de canela. Reprodução/VickyTran/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo