Bem Estar

Aprenda a reverter os efeitos do inchaço devido aos exageros do final de ano

O inchaço da retenção de líquidos pode acontecer em todo o corpo, mas é mais comum em outros pontos do corpo também, como as pernas, os pés e as costas.

04 Jan 2022 - 20h07 | Atualizado em 04 Jan 2022 - 20h07
Aprenda a reverter os efeitos do inchaço devido aos exageros do final de ano Lorena Bueri

Mais uma virada de ano  e com ela o peso na consciência em ter exagerado em alguns alimentos e bebidas. Se você se jogou por inteiro nas festas de final de ano, provavelmente você deve estar se queixando de alguns sintomas comuns do pós-festa.

O final do ano passado foi muito diferente do vivido em 2020. Em 2021, já com grande parte da população vacinada, muitas pessoas optaram por se reencontrar com amigos e familiares e,  após muito tempo de isolamento, viajar em comemoração à virada de ciclo. Diante dessa euforia, alguns exageros são cometidos e acaba-se bebendo ou comendo além do limite, ou mesmo  o fato de sair da rotina já pode desregular o corpo humano.


Alimentos frescos e água. (Foto: Reprodução/Shutterstock)


Um dos grandes problemas enfrentados são os famigerados inchaços. Segundo especialistas, a retenção de líquido é o nome técnico que se dá para o inchaço e o acúmulo de líquidos no corpo de um ser humano. Esse inchaço pode estar localizado em uma só localidade, como nos pés, ou em seu corpo inteiro. A nutricionista Renata Guirau explica que grande parte do inchaço é causado pelo excesso de sódio, açúcar e bebidas alcoólicas no corpo da pessoa.

Quando há o abuso de sal e açúcar na rotina alimentar, nosso organismo precisa de mais líquidos para fazer a metabolização desses nutrientes e, consequentemente, reter uma maior quantidade de água. O mesmo acontece quando ingerimos muito álcool”, disse a nutricionista.

Especialistas no assunto apontam alguns alimentos que podem ajudar a reverter os sintomas de inchaço. Separamos algumas dicas para vocês:

  1. Busque diuréticos naturais: agrião, rúcula, melão e salsão são alimentos diuréticos naturais.
  2. Opte por alimentos ricos em potássio: banana, tomate e manga têm alta concentração de potássio e ajudam na regulação do sódio no corpo.
  3. Coma bastante fibras. Abuse da aveia, granola e uvas, elas ajudam o bom funcionamento do intestino.

Na retenção de líquidos, geralmente são feitos exames para saber se esse inchaço é causado por alguma doença. É recomendado buscar ajuda médica especialmente se o inchaço for só de um lado ou mesmo se afetar lugares incomuns, como as pálpebras e o rosto.

 

Foto Destaque: A mesa de final de ano farta. Reprodução/GettyImages.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo