Beleza

Aprenda a combater e tratar queda de cabelo usando óleos essenciais

Os óleos essenciais estão sendo cada vez mais usados para o tratamento da mente e do corpo. Conheça os tipos e o como usar os produtos para tratar a queda de cabelo

23 Jun 2022 - 09h02 | Atualizado em 23 Jun 2022 - 09h02
Aprenda a combater e tratar queda de cabelo usando óleos essenciais Lorena Bueri

Os óleos essenciais vêm se popularizando na internet, por serem produtos que contém inúmeros benefícios para a mente e para o corpo de quem os utiliza. Além de poder ser usado em sessões de aromaterapia, o óleo essencial pode ser usado para reduzir a queda capilar, e ajudar na saúde e crescimento de novos fios de cabelo.

Em entrevista para a Vogue, Julio Pierezan, médico especialista em cirurgia de transplante capilar explica que o produto pode ser usado para tratar e prevenir inflamações no couro cabeludo, mas seu uso deve ser orientado por um especialista, já que antes de aplicar o óleo é necessário entender qual é a raiz do problema: "Para fazer isso, você deve consultar um dermatologista ou fazer um teste genético. Doenças como a alopecia, por exemplo, são alterações no folículo determinadas por genética. Entretanto, a causa pode estar relacionada a estresse, alimentação, dermatite, psoríase ou covid-19."

O especialista capilar conta que costuma usar o produto após fazer os transplantes com finalidade de hidratar, aliviar a coceira e acalmar o couro cabeludo. 

Julio revela que os óleos essenciais de melaleuca e alecrim, são os mais indicados para o tratamento de caspa e dermatite seborreica: "Eles tratam o couro cabeludo, deixando o ambiente mais hidratado, propício para o desenvolvimento de fios mais saudáveis. Além disso, são ricos em antioxidantes, que diminuem os efeitos da poluição e do sol”. O médico destaca que o óleo de alecrim pode aumentar a circulação, não podendo ser usado por quem tem pressão alta.

Já o de lavanda pode ajudar na coceira e descamação do couro cabeludo, por possuírem ação antiestresse. O óleo de hortelã-pimenta também pode ser um aliado no tratamento da queda de cabelo, por proporcionar uma limpeza profunda dos fios e por auxiliar na circulação sanguínea.

Para utilizar o produto é preciso ter atenção, e diluí-lo para evitar queimaduras e irritações: "O produto deve ser diluído em um óleo vegetal que servirá como veículo, como os óleos de abacate ou de coco. A quantidade ideal pode variar, porém, duas ou três gotas costumam ser suficientes. Peça ao seu dermatologista que te indique uma opção adequada para o seu caso e te oriente como e quando utilizá-lo", aponta Julio. 


Óleo essencial (Foto: Reprodução/Internet)


A esteticista e cosmetóloga, Roseli Siqueira também dá dicas de como e qual óleo usar para combater o problema, destacando o óleo essencial de limantes alba: "É uma flor que nasce ao norte da Califórnia e seu óleo ajuda a aumentar a circulação e a oxigenação onde aplicado. Também alimenta o bulbo e alivia a tensão do couro cabeludo." 

"Uma gotinha em cada ponto é suficiente. Faça massagem bem pontual, flexionando e subindo com todos os dedos, fazendo uma pressão. Esse vai e vem trabalha a circulação e vai ajudar a melhorar a queda de cabelo", instrui a esteticista. 

A CEO da Ellementti Dermocosméticos e especialista em dermatologia cosmética, Fernanda Chauvin ainda completa indicando o óleo essencial de canela, que deixa o cabelo brilhante, hidratado e fortalecido. E traz um alerta para que crianças e gestantes procurem um especialista antes de usarem o produto.

 

Foto Destaque: Óleo essecial. Reprodução/Unsplash/ Gshow

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo