Tech

Apple evita demissão em massa demitindo terceirizados

Demitir os prestadores de serviço diminuem os gatos com indenização e os conflitos trabalhistas. Em 2023 mais de 110 mil funcionários terceirizados foram desligados

24 Fev 2023 - 20h23 | Atualizado em 24 Fev 2023 - 20h23
Apple evita demissão em massa demitindo terceirizados  Lorena Bueri

A Apple tem evitado as demissões em massa, diminuindo os prestadores de serviço terceirizados . De acordo com New York Post, demitir funcionários desse seguimento não causa o mesmo impacto negativo que causaria a demissão de funcionários fixos da empresa. 

Com essa medida, a fabricadora de iPhones conseguiu manter a mesma taxa de contratação do ano de 2016.


Apple (Reprodução/Super Geek News)


Da mesma forma que acontece em outras grandes empresas, a Apple contrata funcionários terceirizados para reforçar a mão de obra. Geralmente os contratos duram em torno de 12 a 15 meses, dependendo do tipo de trabalho que é realizado.

A contratação em curto e médio prazo é favorável financeiramente, já que prestadores de serviço não possuem estabilidade, em relação à remuneração, benefícios, tempo de férias, participações acionárias ou licença remunerada igual aos funcionários fixos.

Desligar esses prestadores de serviço diminui os pacotes de indenização e os conflitos trabalhistas.

Mesmo com o grande histórico de demissões em massa, que veem acontecendo em grandes empresas mundialmente, a Apple foi uma das únicas empresas de tecnologia que conseguiu evitar isso. Em 2023 mais de 110 mil funcionários foram desligados, desse modo, os funcionários locais foram poupados. 

Ao contrário de outros empresários que assumiram a responsabilidade pela contratação excessiva no período da pandemia, Tim Cook, CEO da Apple, não teve uma política agressiva de contratação, além de ter diminuindo em 40% a sua própria remuneração.

Ao contrário de outras empresas, a apple tem feito desligamentos em ritmo lento. Essa não é a primeira vez que esse desligamento de prestadores acontece, em agosto do último ano, a empresa fez o corte de certa de 100 recrutadores de prestadores de serviços

As organizações veem cortando os custos por meio das demissões em massa, dos congelamento de vagas e com o fim de ofertas de emprego. Mesmo se uma recessão não acontecendo, os líderes corporativos irão fazer os desligamentos e trocar seus funcionários freelances e prestadores de serviços.

Foto de destaque: imagem ilustrativa de desligamento de funcionários. Reprodução/Via facilities 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo