Notícias

Após tentativa de invasão, site do Ministério da Saúde fica fora do ar

Sistema do Ministério da Saúde está fora do ar para manutenção corretiva após tentativa de invasão. Conecte SUS, SI-PNI e e-SUS também estão fora do ar. A previsão é que todos os sistemas da pasta voltem ao ar às 16h.

17 Mai 2022 - 15h35 | Atualizado em 17 Mai 2022 - 15h35
Após tentativa de invasão, site do Ministério da Saúde fica fora do ar Lorena Bueri

Nesta terça-feira, 17, o Ministério da Saúde divulgou que as plataformas e-SUS Notifica, SI-PNI e o Conecte SUS estão fora do ar devido a uma tentativa de invasão. Segundo a pasta, o sistema passará por manutenção corretiva e voltará ao ar às 16h.

A tentativa de invasão foi identificada ontem, 16, pelo Datasus (Departamento de Informática do SUS). Em nota, o ministério afirmou que os acessos foram suspensos para resguardar as informações da pasta. 

“O Ministério da Saúde informa que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI se encontram em manutenção corretiva, com previsão de retorno para as 16h. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nessa segunda-feira (16/5) uma tentativa de invasão de acesso indevido e para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas", informou a pasta.


Fachada do prédio do Ministério da Saúde (Foto: Reprodução/ Arquivo Agência Brasil)


Em dezembro de 2021, um ataque de hackers fez com que todos os sites ligados ao Ministério da Saúde saíssem do ar. Com o ataque, foi afetada a divulgação de dados referentes à pandemia de covid-19.

Na época, o secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, disse que: “Os nossos sistemas e as informações de covid-19, como casos, óbitos e da campanha de vacinação, são guardados na nuvem. O hacker conseguiu acessar a nuvem e excluiu os nossos sistemas. Não são sistemas de prateleira, que você apaga e coloca um CD ou pen-drive e reinstala. Quando o sistema é excluído, precisa reconstruí-lo porque ele é personalizado e construído especificamente para o Ministério da Saúde”, finalizou.

 

Foto Destaque: Aplicativo Conect SUS. Reprodução/ Marcelo Camargo/ Arquivo Agência Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo