Notícias

Após as senções, China compra petróleo russo mais barato

Refinarias chinesas se aproveitam de preços baixos do petróleo russo e compram mais barato, enquanto empresas ocidentais evitam negociar com Moscou por causa da guerra da Ucrânia

25 Mar 2022 - 08h53 | Atualizado em 25 Mar 2022 - 08h53
Após as senções, China compra petróleo russo mais barato Lorena Bueri

As refinarias de petróleo da China estão comprando discretamente petróleo russo mais barato, já que a oferta do país continua fluindo para o mercado. O petróleo russo foi alvo de sanções dos EUA e Reino Unido, que proibiram sua importação desde o início deste mês.

Ao contrário das refinarias de petróleo estatais da Índia, que fizeram uma série de licitações para comprar o Ural bruto, um tipo de petróleo que é cargo-chefe da Rússia, os comercializadores disseram que as refinarias estatais da China negociam de forma privada com os vendedores.

As refinarias independentes do país também estão comprando discretamente de Moscou, de acordo com informações dos comercializadores.

A maioria das empresas que compram petróleo está evitando o óleo russo, após a invasão da Ucrânia, temendo danos à sua reputação ou ser alvo de sanções. Com isso, a China, que não aderiu às sanções, passou a ser uma espécie de válvula de escape para a economia russa. 

 

Equilíbrio entre Putin e Ocidente



O equilíbrio entre Putin e o Ocidente (Foto: Reprodução Veja )


Segundo especialistas, a China não dimensionou corretamente o tamanho da invasão, talvez por acreditar que a rendição da Ucrânia fosse rápida, e agora está se equilibrando entre o suporte a Putin, um aliado contra a influência americana e europeia na Ásia, e na manutenção das relações comerciais e econômicas com o resto do mundo.

As refinarias independentes da China, respondem por um quarto da capacidade de processamento do país e estão sediadas principalmente na província de Shandong. Compraram um tipo de petróleo chamado ESPO, que tem sido transportado a partir do porto de Kozmino, no leste da Rússia, segundo traders.

As recentes compras do tipo ESPO por refinarias independentes são para entrega em maio.

Os processadores chineses estão continuamente fazendo perguntas sobre o petróleo russo, disseram os operadores, demonstrando interesse em novas aquisições.

O ESPO é o tipo de petróleo russo preferido dos chineses, pois eles podem ser enviados para portos menores.  Que não têm capacidade para descarregar navios grandes, por uma distância menor, reduzindo também os custos.

Foto Destaque: china compra em segredo petroleo russo mais barato/ Reprodução: O Globo

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo