Tech

Aplicativo do Facebook Gaming será encerrado

Meta anuncia o fim da plataforma para dispositivos mobiles por conta da baixa adesão, não justificando assim a manutenção do aplicativo para futuras atualizações.

01 Set 2022 - 20h10 | Atualizado em 01 Set 2022 - 20h10
Aplicativo do Facebook Gaming será encerrado Lorena Bueri

A Meta decidiu desativar o aplicativo do Facebook Gaming. Lançado em 2020 para celulares Android e iPhone (iOS), a plataforma do Facebook foi criada para o desenvolvimento de conteúdos focados principalmente em games e e-sports, e será encerrado no dia 23 de outubro.


Meta anuncia fim do aplicativo Facebook Gaming.(Foto: Reprodução/ Twitter)


Segundo o comunicado emitido pela Meta no site The Verge, divulgado na última segunda-feira (29), a data de encerramento está confirmada e o app não estará mais disponível para instalar nas lojas de aplicativo da Google Play Store, para Android, nem na App Store, loja da Apple. A baixa demanda de usuários, que justificasse a manuntenção da plataforma, foi o motivo do fim do aplicativo, segundo a empresa.

Porém, a plataforma não irá morrer. O Facebook Gaming vai continuar existindo dentro do próprio Facebook e, mesmo com a versão mobile perto de seu final, a versão para navegadores seguirá funcionando normalmente. Aliás, a versão para desktop surgiu antes do aplicativo para mobiles, nascendo em 2018, como um concorrente para Twitch e YouTube.


Final do aplicativo Facebook Gaming. (Foto: Reprodução/ Twitter)


O app, que está prestes a ser encerrado, foi anunciado em 2020, no mesmo ano em que fechou a parceria com a Mixer, da Microsoft, assim recebendo os criadores de conteúdo da mesma. Por consequência, a Mixer encerrou suas atividades. Embora tenha conseguido grandes parcerias, como por exemplo com o atleta Neymar, o Facebook Gaming nunca chegou ao mesmo nível das concorrentes.

O comunicado oficial emitido pela Meta informa o seguinte: "Queríamos estender os nossos sentidos agradecimentos a todos vocês por tudo o que fizeram para construírem uma comunidade vibrante de jogadores e fãs desde que o app foi lançado. Apesar das atualizações, nossa missão de conectar jogadores, fãs e criadores com os jogos que eles amam não mudou, e você ainda poderá encontrar seus jogos, streamer e grupos ao visitar Gaming no Facebook App."


Aviso da Meta sobre o encerramento do aplicativo Facebook Gaming. (Foto: Reprodução/ Twitter)


De acordo com os dados do Streamlabs, o Facebook Gaming é a plataforma que mais sofreu queda de audiência, se comparado aos seus principais concorrentes no mercado de streaming de jogos. A plataforma teve um salto de popularidade durante a pandemia, mas teve uma queda brusca em seguida: de 805 milhões de horas no primeiro semestre deste ano, caiu para 580 milhões nos últimos três meses.

 

Foto destaque: Facebook Gaming será encerrado. Reprodução/ Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo