Saúde

Aparecida de Goiânia registra primeira caso do tipo mais transmissível da dengue

Um paciente de Aparecida de Goiânia apresentou a nova linhagem da dengue. Este é o primeiro registro no Brasil e o segundo nas Américas, a primeira aparição ocorreu em 2020, no Peru

09 Mai 2022 - 10h13 | Atualizado em 09 Mai 2022 - 10h13
Aparecida de Goiânia registra primeira caso do tipo mais transmissível da dengue Lorena Bueri

A Fiocruz e a Secretaria de Saúde de Goiás divulgaram o primeiro caso, no Brasil, do tipo do vírus da dengue mais transmissível - bastante raro na América. Uma paciente de Aparecida de Goiânia estava contaminada com essa linhagem rara da dengue. Este é o segundo caso nas Américas, e o primeiro registro ocorreu no Peru, no ano de 2020.

Os pesquisadores compartilharam os dados dentro de uma plataforma destinada à comunidade científica. Dessa forma, outros cientistas poderão revisar os estudos. 

Existem quatro sorotipos do vírus da dengue, e cada um pode ter variações de linhagens. Em Goiás, foi identificado o genótipo cosmopolita - uma das linhagens do sorotipo 2.

Este genótipo é reconhecido como o mais transmissível do mundo, apresentando casos em países da África, Ásia, Oriente Médio e Pacífico. E pela primeira vez há um registro dele no Brasil. 

No mês de fevereiro, através de uma análise do Laboratório de Saúde Pública de Goiás em parceria com a Fiocruz, foi identificado o genótipo cosmopolita. No total, haviam 52 amostras de soro de pacientes de Goiás - e tinham 26 do tipo 2, mas, apenas uma, era do tipo mais transmissível. 


O 4 sorotipos da dengue (Foto: Reprodução/JN)


"Ela pode fazer com que o organismo da pessoa tenha uma doença mais exacerbada, principalmente com diminuição de plaquetas. A pessoa pode ter derrame pleural no pulmão de uma forma mais exacerbada. Então, sintomas que já são conhecidos de dengue, mas potencializados, vamos dizer assim", diz a superintendente em vigilância em saúde de Góis, Flávia Amorim. 

Os pesquisadores levaram o resultado às vigilâncias epidemiológicas de Goiás, e também ao de Aparecida de Goiânia. O paciente, um homem de 57 anos, já está completamente curado da doença. 

De acordo com as autoridades locais, a nova linhagem não está ligada ao grande número de casos de dengue em Goiás. Em junho deste ano, novas análises serão realizadas para verificar se ocorreram outras contaminações. 

 

Foto Destaque: Mosquito da Dengue. Reprodução/iStock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo