Saúde

Anvisa libera obrigatoriedade de uso de máscaras em voos e aeroportos no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, nesta quinta-feira, a obrigatoriedade de uso das máscaras em aeroportos e voos dentro do Brasil. A medida já está em vigor.

17 Ago 2022 - 21h56 | Atualizado em 17 Ago 2022 - 21h56
Anvisa libera obrigatoriedade de uso de máscaras em voos e aeroportos no Brasil Lorena Bueri

Desde o primeiro caso da Covid-19 no Brasil, todos têm buscado formas de se proteger e evitar o contágio. Uma das primeiras ferramentas no combate à doença foi o uso das máscaras de proteção facial em ruas, lojas e até aeroportos pelo mundo.

Com a evolução da cobertura vacinal e a diminuição dos casos, algumas normas começaram a e flexibilizar. Assistimos enquanto, pouco a pouco, todos nós voltávamos a sair, frequentar restaurantes, bares e escolas.

Nesta quarta-feira, dia 17, mas um passo foi dado. A Anvisa determinou que o uso de máscaras não é mais obrigatório nos aeroportos e aeronaves no Brasil. A decisão aconteceu em uma reunião pública ordinária da Diretoria Colegiada e entraram em vigor após publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a diretora da Anvisa Daniela Marreco, o Brasil apresenta 23.256 casos diários, com uma média de 214 óbitos ao dia. De acordo com ela, a pandemia apresenta comportamento sazonal. Segundo dados do Our World In Data, o país apresenta 467 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Ao todo, 171 milhões de brasileiros estão protegidos com a dose de reforço, representando 80,5% da população total.


De diversas cores e materiais, as máscaras se tornaram indispensáveis na nossa rotina. (Foto: Reprodução/Decathlon)


Mesmo retirando a obrigatoriedade, a entidade recomenda o uso do utensílio como proteção individual. Algumas medidas sanitárias serão mantidas, como o desembarque por fileiras, para reduzir aglomerações no corredor. Álcool em gel continuará disponível para os usuários, bem como procedimentos para limpeza e desinfecção dos aviões, avisos sonoros recomendando o uso de máscaras, principalmente para grupos de risco, e sistemas de climatização.

Mesmo com todas as liberações, alguns especialistas ainda defendem o uso da máscara como proteção chave contra a doença. Após dois anos de pandemia, sabemos que o maior risco de contágio ocorre em ambientes fechados e, mesmo com a vacinação avançada, o risco ainda não é zero. Alguns municípios chegaram a liberar o uso da máscara em ambientes fechados, mas, após novo aumento de casos, a obrigatoriedade retornou. Enquanto isso, devemos fazer nossa parte e nos proteger!

 

Foto Destaque: Após mais de dois anos de obrigatoriedade, Anvisa liberou o uso das máscaras em aeroportos e voos. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo