Saúde

Anvisa determina o recolhimento de lotes do medicamento losartana

A Anvisa determinou o recolhimento e interdição de lotes de losartana potássica após a descoberta de substância capaz de provocar alterações moleculares

24 Jun 2022 - 21h30 | Atualizado em 24 Jun 2022 - 21h30
Anvisa determina o recolhimento de lotes do medicamento losartana  Lorena Bueri

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira o recolhimento e interdição de lotes do medicamento anti-hipertensivo losartana. O princípio ativo é um dos mais utilizados no Brasil por pacientes com hipertensão e insuficiência cardíaca.

A medida preventiva foi tomada, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), após a descoberta da impureza “azido” acima dos padrões de segurança determinados pela Anvisa. Segundo a agência, o azido é uma substância que pode surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e pode provocar alterações em moléculas.

Países como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Portugal, República Tcheca e Singapura também determinaram o recolhimento do medicamento.


Embalagem de losartana produzida pela farmacêutica brasileira Sanofi Medley. (Foto: Reprodução/Blog Olhar Digital)


A orientação é que as pessoas que utilizam a losartana em seus tratamentos continuem a fazer uso do medicamento. Mesmo aqueles com lotes interditados ou recolhidos não devem interromper o tratamento, devendo consultar o médico responsável em caso de dúvidas ou substituições.

"Continue tomando o seu medicamento de acordo com as orientações do seu médico. Qualquer alteração de tratamento e medicamento só deve ser feita com orientação médica. Somente troque de medicamento quando já tiver o novo lote em mãos, pois a interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir maiores malefícios, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca.", remendou a agência.

Os lotes para recolhimento ou interdição podem ser consultados através dos links a seguir:

Recolhimento

Interdição

Para realizar a troca do medicamento ou solicitar outras informações os pacientes devem entrar em contato com o fabricante através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), os números telefônicos e outros meios de contato se encontram na embalagem e bula dos produtos.

Foto Destaque: Prédio sede da Anvisa, em Brasília. Reprodução: Sérgio Lima/Poder 360.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo