Saúde

Anvisa aprova o 15º produto à base de Cannabis

O medicamento será fabricado no Canadá e poderá ser comercializado no Brasil em farmácias e drogarias. O uso do produto é de responsabilidade do médico.

26 Abr 2022 - 19h20 | Atualizado em 26 Abr 2022 - 19h20
Anvisa aprova o 15º produto à base de Cannabis Lorena Bueri

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (25) o Canabidiol Active Pharmaceutical, o 15º produto à base de cannabis aprovado para fins medicinais no Brasil. O medicamento poderá ser comercializado em drogarias e farmácias, com prescrição médica, por meio de receita do tipo B, de cor azul.

O produto será produzido no Canadá e possui uma solução de uso oral com 20 mg/ml de canabidiol (CBD) e até 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC). No total, a Anvisa aprovou dez medicamentos à base de fitofármaco canabidiol e cinco de extratos de Cannabis sativa.

A agência revelou que produtos derivados da Cannabis são de uma categoria distinta da de outros medicamentos. Por isso, eles não podem ter indicação terapêutica e o uso deles é de responsabilidade apenas do médico.

Os remédios são usados no tratamento de diversas doenças, como epilepsia, artrite, esclerose múltipla e mal de Parkinson. Podem ser utilizados também para aliviar dores crônicas ou causadas por cânceres.

A importação de medicamentos à base de substâncias derivadas da maconha, como o canabidiol e o tetra-hidrocanabinol, está liberada no Brasil desde 2015. O cultivo da planta em território brasileiro é ilegal. O descumprimento da lei pode gerar prisão por crime de tráfico de drogas.


Produtos à base de Canabidiol. (Fonte: Creative-Family/ Getty Images)


Confira os 15 remédios à base de Canabidiol aprovados pela Anvisa:

.Canabidiol Active Pharmaceutical (20 mg/ml); 

.Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/ml; 50 mg/ml e 200 mg/ml);   

.Canabidiol NuNature (17,18 mg/ml);   

.Canabidiol NuNature (34,36 mg/ml);   

.Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/ml);   

.Canabidiol Verdemed (50 mg/ml);   

.Canabidiol Belcher (150 mg/ml); 

.Canabidiol Aura Pharma (50 mg/ml); 

.Canabidiol Greencare (23,75 mg/ml); 

.Canabidiol Verdemed (23,75 mg/ml);   

.Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/ml);   

.Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/ml);    

.Extrato de Cannabis sativa Alafiamed  (200 mg/mL);   

.Extrato de Cannabis sativa Greencare  (79,14 mg/ml); e 

.Extrato de Cannabis sativa Ease Labs (79,14 mg/ml). 

 

Foto Destaque: Produto à base de Cannabis. Reprodução/ Getty Images/ Tinnakorn Jorruang.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo