Saúde

Anticoncepcionais causam flacidez muscular? Entenda o motivo

Saiba sobre os anticoncepcionais e alguns dos riscos que ele traz a longo prazo e o que fazer para amenizar esses riscos.

22 Mar 2023 - 14h45 | Atualizado em 22 Mar 2023 - 14h45
Anticoncepcionais causam flacidez muscular? Entenda o motivo Lorena Bueri

Anticoncepcionais são medicamentos ou dispositivos utilizados para evitar a gravidez. Existem diversos tipos de anticoncepcionais, incluindo os hormonais, que são os mais comuns. Esses medicamentos contêm hormônios sintéticos, como derivados de estrogênios e/ou a progesterona, chamados neste caso, de progestogênios, que impedem a ovulação ou alteram o ambiente do útero, dificultando a fecundação ou a implantação do embrião.

Alguns médicos podem ser mais cautelosos na prescrição de anticoncepcionais hormonais, especialmente em pacientes com histórico de condições médicas como diabetes, pressão alta, obesidade, histórico de trombose ou câncer de mama. Além disso, há mulheres que podem apresentar efeitos colaterais indesejados ao uso de anticoncepcionais hormonais, como náusea, dor de cabeça, alterações de humor e diminuição da libido.

O médico especialista em medicina laboratorial e pós-graduado em nutrologia Dr. Roberto Franco do Amaral comenta que, em casos raros, o uso prolongado de certos tipos de anticoncepcionais hormonais pode estar associado a um risco maior de trombose, enxaqueca, perda de massa muscular, diminuição de libido, fraqueza, fraqueza e ate depressa por conta do bloqueio da testosterona livre nesta usuárias. Com a entrada da menopausa, mulheres com pouca massa muscular tem maior chance de apresentarem osteopenia e osteoporose, uma condição na qual os ossos se tornam frágeis e mais propensos a fraturas.

Se você tiver preocupações sobre o uso de anticoncepcionais hormonais e seus efeitos no corpo, converse com um médico para discutir suas opções e possíveis efeitos colaterais.

Qual a conexão com a flacidez?

Os anticoncepcionais hormonais, especialmente os orais, têm a capacidade de bloquear a produção de testosterona e dehidroepiandrosterona (DHEA) nas mulheres, além de poder levar a uma diminuição do hormônio do crescimento (GH), que é fundamental para a massa muscular. “Quando esses hormônios são mantidos em níveis baixos por um longo período de tempo, há uma tendência à perda de massa muscular e ganho de gordura, o que pode resultar em flacidez corporal. Essa flacidez não está associada à pele esticada após uma gestação, por exemplo, mas sim à falta de músculos em uma pessoa muito magra.” explica o Dr. Roberto Franco do Amaral.

Tanto para homens quanto para mulheres, a testosterona é responsável por manter uma estrutura muscular adequada, que pode ser associada a hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, exercícios de força e uma boa ingestão de proteínas. No entanto, o uso prolongado de anticoncepcionais pode causar deficiência desses hormônios e, se não houver um estilo de vida saudável, a mulher pode estar mais propensa a perder massa muscular com mais facilidade e desenvolver flacidez.

“Portanto, o envelhecimento pode estar relacionado à composição corporal, especialmente quando há uma deficiência hormonal causada pelo uso de anticoncepcionais. Para manter uma boa estrutura muscular e evitar a flacidez, é importante adotar hábitos saudáveis e, se necessário, buscar orientação médica para o uso adequado de anticoncepcionais e tratamentos hormonais.” Finaliza o Dr. Roberto Franco do Amaral.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo