Saúde

Antialérgico Metoclopramida é eficaz contra as náuseas

A medicação Metoclopramida é utilizada para controlar sintomas de enjoo, como também é eficaz contra as náuseas. Confira sobre o uso correto e as vantagens e desvantagens.

07 Jun 2022 - 18h41 | Atualizado em 07 Jun 2022 - 18h41
Antialérgico Metoclopramida é eficaz contra as náuseas Lorena Bueri

A metoclopramida descoberta em 1950 , é utilizada para  controlar sintomas de enjoo e náuseas consequente a diversas situações médicas. O  medicamento é um fármaco classificado como antiemético ou procinético, como também só deve ser usado com prescrição médica ou indicação farmacêutica .

O remédio é usado para o alívio de náuseas e vômitos causados por uma cirurgia, efeitos colaterais de outros remédios, como também doenças metabólicas ou infecciosas. Além disso, a Metoclopramida pode ajudar em exames radiológicos que utilizam no raio - x no trato gastrointestinal, Cirurgias Uso de determinados medicamentos (quimioterápicos) doenças metabólicas e infecciosas Exames radiológicos para facilitar o esvaziamento gástrico, doença do refluxo gástrico, gastroparesia diabética  e enxaqueca. 


 

Remédios via oral (Foto: Reprodução/ Pixels)



Metoclopramide funciona agindo rapidamente, quando é absorvido por via oral  pelo trato gastrointestinal e minimamente metabolizado pelo fígado, após completar 85% da ação é eliminado através da urina. 

Confira algumas apresentações disponíveis: Plasil® é uma referência de fármaco, porém é possível encontrar em versões genéricas em comprimidos 10 mg , solução injetável 5 mg e solução oral 4 mg. 

O medicamento é usado em um curto período de tempo, mas situações que é necessário utilizar prolongado. Quando for necessário o médico deve monitorar o paciente atentamente, para a prevenção e evitar possíveis efeitos colaterais. 

A vantagem de tomar essa medicação é o uso acessível e seguro, mas como desvantagem é a alteração lipossolúvel (característica que atravessam barreiras do organismo de forma mais  fácil, inclusive a barreira hematoencefálica).Por ser antagonista da dopamina, ao atravessar essa barreira, ela atua em outras funções desse neurotransmissor, que regula outros movimentos para além daqueles do sistema gastrointestinal. O resultado disso pode ser o aparecimento de movimentos involuntários como tremores, além de agitação, entre outras manifestações, o que os profissionais de saúde definem como problemas extrapiramidais.  

 

Foto Destaque: medicações. Rprodução/ Pixels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo