Saúde

Anitta releva diagnóstico da "Doença do beijo"

Cantora Anitta revelou ter conviver com o vírus da Epstein-Barr, causadora da "doença do beijo" e que pode estar associada também a esclerose múltipla.

3 min de leitura
04 Dez 2022 - 19h30 | Atualizado em 04 Dez 2022 - 19h30

Uma dos maiores ícones brasileiros dos últimos tempos, a cantora Anitta fez uma revelação surpreendente nos últimos dias: a cantora de 29 anos revelou estar com o vírus da Epstein-Barr, conhecida como "doença do beijo".

Durante o documentário "Eu" produzido por Ludmilla Dyer para falar sobre sua esclerose múltipla, Anitta contou que passou pelo momento mais adverso da sua vida ao descobrir a doença e que a relação com Ludmilla foi importante no processo de tratamento ainda no iniciar da fase infecciosa da doença.



Vírus da popular "Doença do beijo" que pode estar associada a outra grave doença. (Foto: Reprodução ControLab)


Causada pelo compartilhamento de escova de dentes, talheres ou copos com alguém que tenha o vírus (a doença vai além de ser transmissível apenas pelo beijo através da saliva), a mononucleose infecciosa afeta em grande maioria pessoas dentre 15 a 25 anos de idade, sendofrequente majoritariamente em grandes cidades e em eventos de grande magnitude como o Carnaval, de acordo com o Ministério da Saúde.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o período de transmissão da doença pode variar de um ano ou mais, já que o vírus pode tornar-se inativo no corpo do paciente infectado.

O vírus da Epstein-Barr é curado em poucas semanas, no entanto não há um tratamento: o uso de corticóides pode ser útil em casos mais graves onde a doença já está em um grau de complexidade elevado. Ainda assim o vírus pode ser causador de outras doenças como a esclerose múltipla (algo que ainda está em processo de estudo por cientistas e médicos).
Com isso a atenção a sintomas (como febre alta, dor ao engolir, tosse, fadiga, dor nas articulações, amigdalite, inchaço no pescoço, irritação na pele e inchaço no fígado) podem causar o alerta e servir de base para o diagnóstico final, obtido através de um exame sorológico para identificar a presença de anticorpos.


Foto Destaque: Cantora Anitta faz uma revelação surpreendente ao dizer que convive com vírus que pode estar ligado a esclerose múltipla. (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo