Notícias

Analistas russos criticam acordo de paz feito pela Rússia

No Brasil, representante russos rejeitam a ideia de um acordo sem precondições e defendem que os crimes comedidos pelos soldados de Vladimir Putin sejam julgados e punidos.

16 Mar 2023 - 14h17 | Atualizado em 16 Mar 2023 - 14h17
Analistas russos criticam acordo de paz feito pela Rússia  Lorena Bueri

Representantes de instituições russas que ganharam o Prêmio Nobel da Paz e um analista vieram ao Brasil para explicar a situação na Rússia e os motivos que podem levar a proposta de paz feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a não prosperar.


Guerra na Ucrânia (Foto: Reprodução/Yahoo)


Eles rejeitam a ideia de um acordo de paz sem precondições, ou seja, sem exigir que a Rússia retire suas trupas da Ucrânia ou que crimes de guerras realizados por soldados russos sejam julgados e punidos.

“Não entendo essa posição de que os dois lados têm responsabilidade”, disse Kirill Martynov, ganhador do Nobel em 2021.

“Apresentem evidências de que a Ucrânia provocou, começou ou quis essa guerra. É estúpido querer jogar real politique e assumir que a Rússia é tão importante que temos que dizer que a Ucrânia também tem responsabilidade”, continua.

“Considerando os crimes de guerra, temos que querer a paz com precondições. É preciso julgar esses crimes. O único modo sustentável de paz é a Rússia se retirar dos territórios ocupados. Mas é importante um país grande como o Brasil dizer que não está contente com a guerra”

A “Novaya Gazeta” teve que encerrar suas operações na Rússia por causa da censura, que já existia antes, mas foi intensificada após a invasão, em fevereiro do ano passado.

Martynov se encontra exilado em Riga, na Letônia,  assim como grande parte da redação do jornal. Eles mantém um site de notícias e conseguem furar o bloqueio da censura através de uma rede provada virtual, do Telegram e do Youtube, a única rede social que não foi banida na Rússia.

Os representantes dos ministérios assumiram uma posição de ouvintes, dando a entender que a iniciativa do governo brasileiro ainda está em fase de elaboração. Eles conversaram durante um almoço em Brasília, na última segunda-feira (13).

Foto destaque: Soldados - Reprodução/DW

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo