Esportes

Ana Moser é a primeira mulher a assumir o Ministério do Esporte. Relembre a carreira da atleta

A medalhista olímpica assumiu a pasta, recriada no governo Lula, e declarou ser uma missão que recebe em nome de uma causa: garantir o direito de todos ao esporte.

05 Jan 2023 - 12h10 | Atualizado em 05 Jan 2023 - 12h10
Ana Moser é a primeira mulher a assumir o Ministério do Esporte. Relembre a carreira da atleta Lorena Bueri

Assumindo o cargo na manhã desta quarta-feira,4, Ana Moser, é a primeira mulher à frente do ministério do Esporte, na pasta inaugurada recentemente no governo do presidente Lula, que tomou posse em 1º de janeiro de 2023. Ana, é a primeira ex-atleta a ser nomeada como ministra do Esporte desde Pelé, ministro durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.

Em seu discurso, a ministra revelou receber a missão de garantir o direito à prática desportiva "O presidente Lula me convidou para ser ministra do Esporte, o que muito me honra. Mas, muito mais que honra, esta é uma missão que recebo em nome de uma causa: garantir o direito de todos ao esporte. Este foi o pedido do presidente”.

Ana também apontou que o Ministério do Esporte terá foco no esporte como instrumento de política social, com o foco não só em trazer medalhas ou aumento de rendimento, mas sim tornar o esporte em algo acessível à população.

Conheça a Atleta

Ana Moser começou a sua carreira na infância em sua cidade natal, Blumenau (SC) e se mudou para São Paulo, aos 16 anos, para jogar pelo Transbrasil/Pinheiros, onde logo foi convocada para jogar pela seleção infantojuvenil.

Com 17 anos, em 1987, se tornou parte do elenco principal, disputando as Olimpíadas de Seul em 1988, onde a seleção brasileira terminou em 6º lugar e Barcelona, em 1992, terminando em 4º lugar. Em 1991, nos Jogos Panamericanos de Havana, foi medalhista de prata.


Ana Moser em jogo pela seleção brasileira nos anos 90. (Foto/Reprodução: O Globo)


Já sob o comando de Bernardinho, em 1994, e mostrando resultados de uma geração vitoriosa, a seleção venceu três Grand Prix, além de uma prata e um bronze, três Sul-Americanos, um pódio no Mundial, onde trouxeram a prata para casa, duas Olimpíadas, sendo elas, bronze em Atlanta (1996) e em Sydney (2000) e o bronze na Copa dos Campeões.

Após fazer parte da campanha que garantiu a vaga nas Olimpíadas de Sydney (2000), Ana, teve sua carreira interrompida por lesões e parou de jogar em 1999.

Ao longo de sua carreira, Ana Moser foi dez vezes campeã paulista pelos times na respectiva ordem Transbrasil/Pinheiros, Sadia, Colgate/São Caetano e Leite Moça/Sorocaba, entre 1985 e 1997, tetracampeã da Liga Nacional de Clube e pentacampeã do Sul-Americano.

Foto Destaque Ana Moser é a ministra do Esporte no governo Lula. Reprodução/Ricardo Stuckert

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo