Saúde

Ana Maria Braga alerta sobre importância de exames preventivos do câncer

Apresentadora alertou sobre a importância de exames preventivos para detectar a doença em estágio precoce e ter mais chances de cura. Ela perdeu Glória Maria para a doença.

04 Fev 2023 - 21h23 | Atualizado em 04 Fev 2023 - 21h23
Ana Maria Braga alerta sobre importância de exames preventivos do câncer Lorena Bueri

 

Neste sábado (04/02) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Diversos famosos se manifestaram em suas redes sociais, divulgando o tema de 2023, “Por cuidados mais justos”.

A apresentadora Ana Maria Braga, que já enfrentou a doença diversas vezes, sendo a última delas no ano de 2020, também divulgou a importância da data em seu Twitter.


Tweet de Ana Maria 


A data é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). A ideia com o tema desse ano é divulgar e diminuir as desigualdades na prevenção e tratamento oncológico.

Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que tem menos acesso a exames preventivos são as mais propensas a ter a doença. “Os grupos mais desfavorecidos também são mais propensos a ter maior exposição a uma série de outros fatores de risco, como tabaco, dieta não saudável ou riscos ambientais.”

A primeira vez que Ana Maria Braga teve câncer foi em 1991. Era um câncer de pele, e ela ficou livre da doença por 10 anos.

Em 2001 a apresentadora teve câncer na virilha e no reto. Depois de quatorze anos a doença se manifestou novamente, era um tumor no pulmão esquerdo.

Em 2020 o câncer no pulmão apareceu novamente. Em relação a doença, Ana Maria assume sua parcela de culpa, "É natural que isso aconteça. Mas você tem que acreditar de verdade. Eu dizia ‘vou aguentar’. Nunca imaginei que a doença seria maior do que eu", disse em entrevista à Folha em 2016. "Eu fumei por tanto tempo, é previsível. Foi minha culpa. Quer dizer, não é questão de culpa, é vício. Sou viciada em nicotina, como um drogado ou um alcoólatra".


Glória Maria e Ana Maria Braga (Reprodução/ Instagram)


Essa semana a apresentadora perdeu a amiga Glória Maria para doença. Sobre a batalha que as duas enfrentaram, ela disse em seu programa, "Com relação a esse assunto, o câncer, a gente teve oportunidade de trocar muito esse otimismo pela vida. Problemas iguais, relações iguais, amores iguais, só crescem, só somam. A gente se identificava muito. Muitos nascerem do sol que a gente viu junta. Vai com Deus, minha amiga, minha confidente."

Foto Destaque: Ana Maria. Reprodução/ Instagram 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo