Neste sábado (04/02) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Diversos famosos se manifestaram em suas redes sociais, divulgando o tema de 2023, “Por cuidados mais justos”.
A apresentadora Ana Maria Braga, que já enfrentou a doença diversas vezes, sendo a última delas no ano de 2020, também divulgou a importância da data em seu Twitter.
Em 4 de fevereiro se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer, uma data para que a sociedade olhe para as diversas formas que essa doença se manifesta e perceba a importância da prevenção, o acesso ao diagnóstico e tratamento. 1/2 pic.twitter.com/PsPMd1Hmw2
— Ana Maria Braga (@ANAMARIABRAGA) February 4, 2023
Tweet de Ana Maria
A data é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). A ideia com o tema desse ano é divulgar e diminuir as desigualdades na prevenção e tratamento oncológico.
Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que tem menos acesso a exames preventivos são as mais propensas a ter a doença. “Os grupos mais desfavorecidos também são mais propensos a ter maior exposição a uma série de outros fatores de risco, como tabaco, dieta não saudável ou riscos ambientais.”
A primeira vez que Ana Maria Braga teve câncer foi em 1991. Era um câncer de pele, e ela ficou livre da doença por 10 anos.
Em 2001 a apresentadora teve câncer na virilha e no reto. Depois de quatorze anos a doença se manifestou novamente, era um tumor no pulmão esquerdo.
Em 2020 o câncer no pulmão apareceu novamente. Em relação a doença, Ana Maria assume sua parcela de culpa, "É natural que isso aconteça. Mas você tem que acreditar de verdade. Eu dizia ‘vou aguentar’. Nunca imaginei que a doença seria maior do que eu", disse em entrevista à Folha em 2016. "Eu fumei por tanto tempo, é previsível. Foi minha culpa. Quer dizer, não é questão de culpa, é vício. Sou viciada em nicotina, como um drogado ou um alcoólatra".
Glória Maria e Ana Maria Braga (Reprodução/ Instagram)
Essa semana a apresentadora perdeu a amiga Glória Maria para doença. Sobre a batalha que as duas enfrentaram, ela disse em seu programa, "Com relação a esse assunto, o câncer, a gente teve oportunidade de trocar muito esse otimismo pela vida. Problemas iguais, relações iguais, amores iguais, só crescem, só somam. A gente se identificava muito. Muitos nascerem do sol que a gente viu junta. Vai com Deus, minha amiga, minha confidente."
Foto Destaque: Ana Maria. Reprodução/ Instagram