Notícias

Amâzonia: desmatamento em 2021 é o maior em uma década

2021 registrou um aumento de 29% no desmatamento da Floresta Amâzonica, o maior registrado nos últimos 10 anos comparada ao ano anterior (2020).

19 Jan 2022 - 17h41 | Atualizado em 19 Jan 2022 - 17h41
Amâzonia: desmatamento em 2021 é o maior em uma década Lorena Bueri

Nos últimos 12 meses foram destruídos 10.362km² de mata nativa,o equivalete a metade do estado de Sergipe. A floresta amâzonica viveu em 2021 o pior cénario em uma década, Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).

O (SAD) que faz o controle e monitora a região por imagens via satélites, afirma que a devastação em 2021 foi maior em comparação ao ano anterior.


Desmatamento em 2021 tem índice de aumento dos últimos 10 anos (Foto: Reprodução/bbc.com)


Cruzando as áreas destruídas com o banco de dados do Cadastro Nacional de Florestas Públicas do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), pesquisadores observam que 4.915km² foram destruídos dentro de território federal. Isso totaliza em 47% de todo o desmatamento registrado na Amâzonia no ano anterior (2021).

O Aumento foi de 21% de destruição nessas áreas em comparação a 2020, apesar do último mês do ano ( Dezembro), ter apresentado uma redução de 49% no desmatamento, Passando de 276km² em 2020 para 140km² em 2021. O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amâzonia (Imazon) apontou que o recorde negativo anual é imensamente grave devido as consequências dessa destruição. Uma delas está na alteração do regime de chuvas, a perda da biodiversidade, a grande ameaça à sobrevivencia de povos e comunidades tradicionais e o aumento do aquecimento global.

" Para combater o desmatamento é preciso intensificar as fiscalizações na região, em especial nas áreas mais afetadas e destruídas, com aplicação de multas e embargar áreas desmatadas ilegalmente"

O desmatamento causa a morte de diversos animais, em consequência dessa destruição pode levar em extinção espécies de animais raros e vegetais. causando um grave desequilíbrio no ecosistema contribuindo com aumento da poluição e redução da umidade do ar contribuindo e acelerando os dados causados pelo aquecimento global.

Foto Destaque: Área desmatada ilegalmente na Floresta Amâzonica (Foto:Reprodução/Marcio Isensee/Shutterstock.com

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo