Moda

Alunos de moda da Faculdade Senac realizam exposição para retratar histórias de contos de fadas

A exposição “Eu, Tu, Elas: Era uma vez, com amor, Van Gogh” irá acontecer nessa sexta-feira (10), as 19h, no Criciúma Shopping, com entrada gratuita, trazendo questionamentos sociais por meio da união entre moda e contos de fadas

07 Jun 2022 - 10h17 | Atualizado em 07 Jun 2022 - 10h17
Alunos de moda da Faculdade Senac realizam exposição para retratar histórias de contos de fadas Lorena Bueri

Uma possibilidade de trazer cultura e posicionamento social por meio dos contos de fadas já considerados clássicos e amados por muitos desde a infância. Este é o principal objetivo da exposição “Eu, Tu, Elas: Era uma vez, com amor, Van Gogh”, realizada pelos graduandos do curso de Design de Moda, da Faculdade Senac Criciúma.

O evento apresenta trabalhos inspirados nas princesas e vilãs dos contos de fadas para trazer uma reflexão sociológica com relação a questões como: modelos de família, padrões de beleza impostos pela sociedade, e a romantização envolta dos desfechos dos contos de fadas — o famoso e ilusório “E viveram felizes para sempre” — A exposição será realizada no próximo dia 10 (sexta-feira), a partir das 19h, no Criciúma Shopping, com entrada gratuita. 

Conheça o projeto

Esse evento já está na sua VI edição, e a cada ano apresenta uma temática e reflexão social diferente, sob a orientação do professor Saimon Coelho, o projeto já apresentou como temática: mulheres que marcaram a história,  tribos indígenas e rituais de casamento, por exemplo. Para a edição de 2022, intitulada “Era uma vez, com amor, Van Gogh”, os alunos confeccionaram o total de 11 bonecas que reproduzem os visuais clássicos das personagens dos contos infantis. 


Boneca inspirada na princesa Merida, para o projeto. (Foto:Reprodução/Engreplus)


O professor e orientador da exposição diz que produzir essas representações, exigiu que os graduandos colocassem tudo o que aprenderam nessa primeira fase em prática, desde as técnicas práticas de design, até pesquisas de campo: “Para produzir as peças os alunos tiveram que colocar em prática tudo o que aprenderam em sala de aula com técnicas de texturas, cores, acabamentos e processos produtivos. Técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, costura e tecidos também foram utilizadas no projeto”, conta Saimon.

Parceria entre docentes

A nova edição trouxe uma parceria entre os professores da faculdade: o pedagogo, Fabiano Reis, desenvolveu com os alunos da terceira fase, uma releitura a partir do longa “Com Amor, Van Gogh” para a unidade de modelagem e ateliê dos acadêmicos que produziram looks inspirados no filme que serão expostos juntamente com as bonecas. Ao todo serão 20 projetos apresentados com muita base, teoria e prática de ensino realizadas nas dependências da instituição. 

Essa exposição da Faculdade Senac Criciúma, tem como objetivo inspirar os acadêmicos em suas produções, transformando a moda em um instrumento para analisar perspectivas sociais, politicas, econômicas e culturais, trazendo histórias inspiradoras para seus convidados e graduandos.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo