Esportes

Algumas curiosidades sobre Luxa, novo técnico do Corinthians

Ponto eletrônico, cheques sem fundo e briga na TV. Técnico de 70 anos tem carreira marcada por títulos e polêmicas, entre muitas outras curiosidades dentro e fora do campo.

05 Mai 2023 - 17h00 | Atualizado em 05 Mai 2023 - 17h00
Algumas curiosidades sobre Luxa, novo técnico do Corinthians Lorena Bueri

Importantes conquistas, casos folclóricos, polêmicas e inovações marcam a carreira do novo técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo.

Aos seus setenta anos, o técnico Luxa foi um craque do esporte, e também midiático, que obteve o melhor momento de sua carreira entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000.

Luxa foi o primeiro treinador brasileiro a usar terno e gravata no banco de reserva. O técnico, por muito tempo redigiu seu nome como Wanderley, e fez questão de cultivar esse personagem em grandes e pequenos gestos.


Luxemburgo comandando o Bragantino. (Foto: Reprodução/Agência Estado)


O que marcou o fenômeno foi quando ele deixou o campo minutos antes de conquistar algum título, com a alegação de que o protagonismo do momento deveria ser atribuido aos atletas. Entretanto, o que ocorria na prática é que todas as câmeras focavam no técnico enquanto ele caminhava em direção ao vestiário ainda com a bola rolando em campo.

Luxemburgo iníciou sua carreira como treinador na década de 1980 e passou por clubes do Oriente Médio e do Brasil, ele comandou o AI-Shabab, dos Emirados Árabes, e o AI-Ittihad, da Arábia Saudita. Porém, somente no Bragantino que o técnico viu a sua carreira decolar. No ano de 1989, estava no comando do clube do interior paulista que concorria ao título da Série B e, em 1990 conseguiu vencer o campeonato estadual.

Desde então, não parou de juntar taças e fazer trabalhos bons e marcantes por diversos clubes, como no caso do Santos, do Palmeiras, do Cruzeiro e até do próprio Corinthians, onde conseguiu ser campeão brasileiro em 1998 e paulista em 2001.

No ano de 2001, o técnico provocou uma polêmica ao utilizar uma tecnologia nova durante as semifinais do Campeonato Paulista, no embate contra o time do Santos. O meia Ricardinho e o goleiro Mauricio entraram na partida com um aparelho no ouvido em que recebiam instruções do técnico.

"Era um monte de moleques afobados correndo. Saí dali com a ideia de criar alguma coisa que ajudasse na comunicação. Quando cheguei no Corinthians, chamei o Wagner (Martinho, auxiliar) e disse para ele ir atrás de alguma coisa", na época o técnico revelou. 

Segundo Luxa, a ideia de usar o ponto eletrônico ocorreu depois da experiência frustrada do mesmo na Olimpíadas de 2000, quando teve uma queda com a seleção brasileira nas quartas de final.

Foto destaque: Técnico Luxa. Reprodução/Instagram

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo