Tech

Algospeak: termos que driblam algoritmos e regras

O Algospeak é uma comunicação usada para mascarar uma linguagem que viola as diretrizes de uma plataforma. Dessa maneira, o usuário consegue adaptar expressões que fogem do radar de algoritmos.

20 Set 2022 - 10h31 | Atualizado em 20 Set 2022 - 10h31
Algospeak: termos que driblam algoritmos e regras Lorena Bueri

A tecnologia é um meio que permite uma rápida comunicação, e, conforme o desenvolvimento social dentro desse novo sistema, os modelos de comunicação entre os indivíduos adquiriram novas caracterizações. É notável dentro das redes o apelo ao uso de palavras-chave, emojis e erro de digitação – também conhecido como “algospeak”, que vem da fusão entre algoritmo e falar (speak). Esse modelo de comunicação busca atravessar a Inteligência Artificial (IA) e evitar o controle da moderação de um aplicativo quando se é postado um conteúdo sensível ou que viola as diretrizes da plataforma.

A supervisora de dados de IA , Siobhan Hanna, da Telus International – empresa canadense que atua na gestão de serviços especializados no conteúdo humano e de IA para grande parte das principais mídias digitais, como o TikTok, aponta que a palavra “acampar” é uma dessas palavras que adaptaram para evitar menções ao aborto.

“Havia a preocupação de que os algoritmos pudessem captar menções”, disse Siobhan Hanna.


Pesquisa aponta que "algospeak" aumenta conforme eventos polarizados desabrocham (Foto: Reprodução/Forbes)


Uma pesquisa realizada pela Telus, realizada no mês passado e com um total de mil pessoas, indica que mais da metade dos norte-americanos viram uma ascensão do “algospeak” mediante a chegada de eventos políticos, globais e culturais. De acordo com os dados, aproximadamente um terço dos presentes em mídias sócias e sites de jogos disseram que “usam emojis ou frases alternativas para contornar termos proibidos”, sendo uma maneira de mascarar ações racistas, sexuais e, também, relacionadas à automutilação.

O nomeado “algospeak” é uma ferramenta utilizada para contornar regras que impedem o discurso de ódio, bullying, assédio, violência e exploração, de acordo com Hanna. A supervisora aponta que é um caminho longo para compreender sinais como a palavra “pr0n” e o emoji de berinjela. E, dessa maneira, isso gera um desafio as empresas, que buscam – através da evolução da tecnologia – maneiras eficientes de policiar o conteúdo dentro da internet.

 

Foto Destaque: TikTok é uma das plataformas atingidas pelo "algospeak". Reprodução/Newsbeezer.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo