Notícias

Alerta raro é emitido no Japão após Coreia do Norte disparar míssil

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico sobre o Japão pela primeira vez nos últimos cinco anos na terça-feira, provocando um alerta para os moradores se protegerem e uma suspensão temporária das operações de trens no norte do Japão.

04 Out 2022 - 21h40 | Atualizado em 04 Out 2022 - 21h40
Alerta raro é emitido no Japão após Coreia do Norte disparar míssil  Lorena Bueri

Nesta terça-feira (04) o Japão pediu que moradores se abrigassem depois que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico sem aviso sobre o país pela primeira vez em cinco anos, Em escala potencialmente perigosa dos mais recentes testes de armas do ditador Kim Jong Un.

Com cinco lançamentos nos últimos 10 dias, A série de testes de mísseis, vem causando reações imediatas de Tóquio e Seul (Coreia do Sul). Seguindo exercícios militares renovados entre os EUA e seus aliados regionais.

Lançado de Mupyong-ri, próximo a fronteira central da Coreia do Norte com a China, O míssil de alcance intermediário teria sido lançado, por volta das 7h23, horário local, segundo Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS).

O míssil voou cerca de 4.600 quilômetros por aproximadamente 20 minutos a uma altitude máxima estimada de 1.000 quilômetros sobre a de Tohoku, na ilha principal de Honshu, No Japão, antes de cair no Oceano Pacífico, cerca de 3.00 quilômetros da costa do país. Disseram as autoridades japonesas.

Fumio Kishida, Primeiro-ministro japonês, condenou o lançamento e chamou os recentes lançamentos de mísseis balísticos de “ultrajantes’’ em comentários a repórteres em sua residência oficial.



Bandeira da Coreia do Norte vista de perto da zona desmilitarizada entre as duas Coreias. Reprodução: Reuters\Kim Hong JI


Este é o 23º teste de mísseis do país este ano, incluindo não só o balístico, mas também o de cruzeiro. Não houve relatos de danos a aeronaves ou embarcações, mas o míssil não anunciado desencadeou um raro alerta J, sistema projetado para informar o público sobre emergências e ameaças no Japão. 

os alertas são enviados através de sirenes, rádios comunitárias e para smartphones. Alertas foram enviados por volta das 7h30, horário local, para pessoas na prefeitura de Aomori, Hokkaido e nas ilhas Izu e Ogasawara, em Tóquio, segundo a CNN.

Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul, criticou o lançamento, o presidente sul-coreano classificou como uma provocação imprudente, acrescentando que a Coreia do Norte enfrentará uma resposta decisiva dos militares sul-coreanos e seus aliados. A Casa Branca também condenou tal ação chamando-o de ação “desestabilizadora.” Segundo a porta-voz do do Conselho de Segurança Nacional, Andrienne Watson.

Foto Destaque: Míssil balístico disparado pela Coreia do Norte durante teste. Reprodução: Reuters.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo