Notícias

Alemanha autoriza o envio de 14 tanques para a Ucrânia

Depois de meses de hesitação, o governo Scholz confirma o fornecimento de tanques de guerra do tipo Leopard para Kiev e vai autorizar a exportação para outros países. A Ucrânia considera tais veículos de fabricação alemã chave para a guerra

25 Jan 2023 - 11h32 | Atualizado em 25 Jan 2023 - 11h32
Alemanha autoriza o envio de 14 tanques para a Ucrânia Lorena Bueri

Nesta quarta-feira, 25, o governo alemão anunciou o envio de 14 modernos tanques de guerra do tipo Leopard para ajudar a Ucrânia a lutar contra as tropas russas, depois de meses de pressão de Kiev e aliados. A informação veio do “DW - Made for Minds”

Em comunicado, o porta-voz Steffen Hebestreit afirmou que essa decisão foi anunciada pelo chanceler federal Olaf Scholz no gabinete de governo. Tal medida há havia sido adiantada pela revista alemã “Der Spiegel” na véspera. 

Os tanques que vão ser fornecidos são do modelo Leopard-2-A6, provenientes do arsenal da Bundeswehr, as Forças Armadas do país, disse o porta-voz do governo.


Post sobre a Alemanha autorizar o envio de 14 tanques Leopard-2 para a Ucrânia. (Reprodução/Twitter @observadorpt)


Citado no comunicado, Scholz afirmou: “A decisão segue nossa conhecida linha de apoiar a Ucrânia da melhor forma possível. Estamos agindo internacionalmente de forma estreitamente coordanada”

O treinamento de forças ucranianas deve ter início em breve na Alemanha, e será oferecido apoio logístico e munição e manutenção, segundo o texto. 

Alemanha vai aprovar exportação por outros países

De acordo com o governo Scholz, o objetivo é montar rapidamente dois batalhões de tanques Leopard 2, de fabricação alemã, para a Ucrânia. Além dos 14 veículos a serem enviados pela Alemanha, parceiros europeus vão fornecer mais tanques do tipo para o país que foi invadido pela Rússia, e, para isso, Berlim vai emitir autorizações para os demais países, afirma o comunicado. 

Conforme o veículo de comunicação citado, as leis de exportação vigentes na Alemanha vinculam países que tenham equipamento militar fabricado no país a uma autorização de uso desses armamentos, como é o caso dos blindados Leopard 2. Vários países da Europa afirmaram estar dispostos a fornecer tanques do tipo de seus arsenais para a Ucrânia, entre eles há a Finlândia e a Polônia. 

Mesmo que uma série de países tenha se comprometido com o envio de equipamento militar à Ucrânia, Kiev vinha pedindo pelos sofisticados tanques Leopard, que considera chave para assim furar as linhas inimigas. 

O site mostra que Scholz vinha sendo cada vez mais pressionado para tomar uma decisão. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, chegou a afirmar que a hesitação de Berlim estava custando vidas ucranianas. O primeiro pedido da Ucrânia pelo envio de tanques Leopard foi feito pouco depois do início da invasão do país pela Rússia, no dia 24 de fevereiro de 2022. 

Crítica de Moscou

A embaixada russa em Berlim acusou a Alemanha de tomar uma “decisão extremamente perigosa” e de abandonar sua “responsabilidade histórica em relação à Rússia” decorrentes dos crimes nazistas na Segunda Guerra Mundial. A embaixada disse que o envio de tanques levará a uma “escalada permanente do conflito”

Além disso, Washington também deve anunciar o envio de dezenas de seus tanques M1 Abrams para Kiev. O Abrams é visto como menos adequado para a Ucrânia por conta de seu alto consumo de combustível e maiores necessidades de manutenção, porém tal medida poderia aliviar as preocupações alemãs de apresentar uma frente unida de países aliados da Ucrânia. De acordo com a mídia dos EUA, o governo americano pretende contribuir com cerca de 30 desses blindados. 

Foto Destaque: Chanceler federal alemão, Olaf Scholz, ao lado de militares diante de tanque do tipo Leopard. Reprodução/Moritz Frankenberg/Picture-alliance. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo