Saúde

Além do prato: alimentos capazes de potencializar sua skincare

Quando o assunto é saúde e beleza do rosto, os alimentos também se mostram eficazes na rotina de cuidados com a pele. Veja alguns alimentos que vão além do prato e podem ajudar no seu skincare.

3 min de leitura
16 Fev 2022 - 17h25 | Atualizado em 16 Fev 2022 - 17h25

Cuidar da pele é muito importante para nossa saúde. Hoje, o mercado de cosméticos oferece diversos produtos para diferentes tipos de resultados. No entanto, no que diz respeito à saúde do rosto, os alimentos também são grandes aliados capazes de potencializar sua skincare.

Por possuírem diversos nutrientes, proteínas e agentes antioxidantes, alguns alimentos são uma ótima opção na hora do cuidado. O poder dos alimentos vão desde trazer benefícios a derme da pele até combater radicais livres que podem causar possíveis problemas.

Pesquisas científicas apontam que uma alimentação saudável tem fator potencial para resultados na pele. De acordo com a dermatologista Patricia Mafra, estudos mostram que condições crônicas de pele se beneficiam dos alimentos que consumimos, seja por uma boa ou má alimentação. Segundo a profissional, o resultado dependerá da dieta seguida.

Ainda de acordo com médicos nutricionistas e dermatologistas, veja alguns dos diversos alimentos que impactam diretamente a saúde da sua pele pelas propriedades existentes em cada um deles.

Nozes

Rico em vitamina E, amendoins, avelãs e amêndoas são capazes de combater o envelhecimento precoce. A vitamina E também é antioxidante que pode embarreirar danos causados às células da pele, como os radicais livres, além de amenizar inflamações.


Nozes. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Cenoura

Rico em betacaroteno (responsável pela cor laranja dos alimentos), o legume é capaz de proteger a pele dos raios ultravioletas. Fonte de magnésio, também acalma os músculos e nervos, ajudando em um sono tranquilo, que também influencia a pele.


Cenoura. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Azeite

Por ajudar na desinflamação, o azeite é tico em antioxidantes e também ajuda na redução de eczema e psoríase (condições crônicas), por exemplo. Além disso, o alimento possui mais de 200 compostos químicos em sua composição, o que evidencia o poder do azeite.


Azeite e azetonas. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Semente de linhaça

Ricas em ômega-3, do tipo ácido alfa-linolênico (ALA), também ajuda na proteção contra os raios UVs, além da poluição do ar. O nutriente também é capaz de hidratar a pele, principalmente a seca, e diminuir rugas ao combater o envelhecimento precoce.


Sementes de linhaça. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Folhas verdes escuras

Por possuir clorofila, um tipo de antioxidante, a couve e espinafre, assim como todas e qualquer folha de cor verde escuro é capaz de desintoxicar a pele, reduzir inflamações, além de melhor a digestão do corpo, que afeta diretamente a pele. Além disso, esses alimentos também melhoram a circulação sanguínea, nutre as células, e assim como as sementes de linhaça, também hidratam a pele.


Espinafre. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Kiwi

Rico em vitamina C, o Kiwi pode ser ainda mais rico do que a laranja. Esse tipo de vitamina ajuda na reprodução de colágeno, além de também ser rico em antioxidantes quando maduros. Outros alimentos, como morango, brócolis e futas cítrico podem dar resultados similares ao kiwi por também serem ricos em Vitamina C.


Kiwi. (Foto: Reprodução/Pixabay)


A nutróloga Marcella Garcez, em entrevista à revista Marie Claire, enfatiza a importância da alimentação equilibrada, e que não há necessidade de focar apenas em um tipo de alimento, pois as variáveis opções existentes tem sua função específica para cada resultado.

Alimentos naturais, de preferência sem alterações genéticas, são os que garantem o resultado. A diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, também salienta a importância de não comer produtos industrializados e processados, além de ter uma boa educação alimentar.

 

Foto destaque: Reprodução/Shutterstock

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo