Notícias

Alckmin defende queda dos juros e reforma tributária ainda neste ano

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, discursou em evento da FNE, em São Paulo

07 Mar 2023 - 17h00 | Atualizado em 07 Mar 2023 - 17h00
Alckmin defende queda dos juros e reforma tributária ainda neste ano Lorena Bueri

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), cobrou nesta segunda-feira (6) a queda dos juros no país. A fala ocorreu durante um evento organizado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), em São Paulo. 

Segundo Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, quando o custo de capital é alto demais, como é o caso do Brasil, os investimentos no país acabam emperrando.

"É importante reduzir a taxa de juros. Por que o juro é tal alto? É cunha fiscal? Então vou tirar impostos. É falta de competitividade? Vamos aumentar a disputa entre bancos. É insegurança fiscal? Vamos dar segurança fiscal", disse.

Sobre a recuperação da competitividade da indústria brasileira, Geraldo Alckmin afirmou que é fundamental realizar uma reforma tributária ainda neste ano: 

"Temos que fazer a reforma tributária. Não é possível esse manicômio tributário em que nós vivemos. Vai tudo parar na Justiça. A melhor profissão do mundo é advogado tributarista. É uma fábula o valor das ações e judicializa tudo", declarou. O político ainda falou que o objetivo da medida “não é tirar de um e dar para o outro, é neutralidade sob o ponto de vista tributário" - afirmou Alckmin.


Sobre a reoneração dos combustíveis, Alckmin afirma que o governo fez o correto (Foto: Reprodução/Marcelo Camargo)


O vice-presidente não é o primeiro integrante do atual governo a anunciar a reforma tributária como prioridade. Na semana passada, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), defendeu que o Congresso aprovasse a medida e também uma nova regra fiscal em substituição ao teto de gastos.

"Este ano, não teremos outra PEC da Transição, teremos que aprovar novo arcabouço fiscal e reforma tributária para que país volte a crescer e termos mais recursos para voltar a investir e fortalecer a competitividade", disse Filho. 

Durante o evento, Alckmin também defendeu a unificação dos tributos que incidem sobre mercadorias e serviços, além de reafirmar o apoio à MP sobre a reoneração de combustíveis, divulgada na última semana.

Foto Destaque: Reprodução/Valter Campanato

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo